Como o gênero dos papéis citados no texto devem ser escritos?
Só masculino (ex: "os professores fazem assim")
1 voto
10%
Masculino e feminino (ex "os professores e professoras fazem assim")
1 voto
10%
Aglutinado (ex: "o(a)s professore(a)s fazem assim")
1 voto
10%
Arroba ambíguo (ex:"@s professor@s fazem assim")
5 votos
50%
Outra forma (deixe um comentário)
0 votos
0%
Masculino ou @ por fluência de texto, com uma menção no livro da intenção de contemplar todos os gêneros
1 voto
10%
Primeira menção com @ e nas demais com a forma feminina. Pode incluir um paragrafo sobre a questão de genero na introdução
1 voto
10%
- Faça o Login para adicionar Comentários
- 4718 acessos
- Imprimir
Comentários
#1
Pensei que seria bom escolher uma só nominação, para que a leitura do texto flua melhor, mas fazer uma nota, parágrafo ou box no livro dizendo que reconhecemos o caráter sexista de nossa linguagem e reforçamos nossa intenção de contemplar todos os gêneros em nosso texto.
#2
Interessante a ideia Luana. Eu vejo também que a mensação em algum lugar no livro é fundamental. Mas por exemplo, para muitos, se usar só a nominação feminina, vai parecer "estranho". Não porque seja estranho, de forma alguma, mas porque está 'naturalizado' que parece mais 'fluente' ler no masculino. E é justamente esse um dos principais pontos de questionar o gênero na linguagem. O que acha???
#3
Oi pessoal, agregando a estas ideias inclui uma proposta na votação onde a primeira menção utiliza a "@" e as demais utilizam a versão feminina como o gonzatto sugeriu. Acho q a sugestão de Luana da nota ou box pode se mantida, deixando claro para @ leitor@ a nossa posição sobre a questão.
#4
Concordo contigo @jatoba essa opção junta o melhor dos dois mundos. Acho bem legal se for usada a forma feminina, até pra surpreender mesmo, mas é importante que façamos isso ao longo de todo o texto. Lembrando que no inglês acadêmico britânico, a forma generalizada é a feminina.
Por outro lado, fico pensando que valeria fazer uma reflexão maior do que uma nota de rodapé sobre a questão do gênero. Será que alguém consegue pensar como isso se relaciona com tudo o que escrevemos no texto? A gente falou por exemplo da importância do respeito na cocriação, porém, a questão de gênero vai bem além disso. Pode ser a deixa para falar da importância da diversidade de colaboradores, do risco da rotulagem e dos estereótipos para minar o aprendizado mútuo. Pode até ser parte da introdução se conseguir amarrar bem. Alguém se voluntaria a escrever essa parte?
Continuar este desenho
#5
Dá uma olhadinha nesse artigo que eu achei:
https://medium.com/qg-feminista/escrever-com-x-n%C3%A3o-%C3%A9-linguagem...