Pular navegação

Dúvidas Frequentes (FAQ)

Dúvidas Frequentes (FAQ)

O que é o Corais?

É uma plataforma para desenvolvimento de projetos colaborativos baseada em ferramentas de Software Livre e a metodologia do Design Livre. Veja mais detalhes.

Como posso fazer parte?

Registre-se, procure um projeto que te interesse e se inscreva nele. Alguns projetos selecionam seus participantes, outros são abertos a qualquer pessoa que se inscreva.

Posso propor um novo projeto?

Claro! Só não podemos garantir que alguém mais irá participar do seu projeto. Você terá que divulgar seu projeto e angariar participantes para que ele seja realmente colaborativo. Depois de logado, vá no botão Criar Conteúdo (lado direito) > Projeto. Depois que tiver criado o projeto, convide seus amigos na área Membros.

Que tipo de projeto se beneficia do Corais?

A Plataforma Corais permite que projetos aconteçam mesmo que as pessoas envolvidas não possam se encontrar pessoalmente e mesmo que não hajam recursos financeiros disponíveis. Cada pessoa participa quando pode, no seu horário livre. As tarefas podem ser geridas horizontalmente, sem que uma pessoa tenha que carregar a cruz de dizer o que precisa ser feito. Quando o projeto descobre que pode gerar valor, é possível habilitar a ferramenta de moeda social. Em suma, o Corais é feito para projetos que geram ou que fortalecem uma comunidade.

Como são licenciados os projetos?

Todo conteúdo desenvolvido nos projetos hospedados na Plataforma Corais são licenciados automaticamente por uma licença Creative Commons. As seguintes opções podem ser escolhidas pelos criadores do projeto:

Atribuição Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
Compartilhamento pela mesma Licença Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas ainda que para fins comerciais, contanto que o crédito seja atribuído ao autor e que essas obras sejam licenciadas sob os mesmos termos.
Atribuição – Não a Obras Derivadas Esta licença permite a redistribuição e o uso para fins comerciais e não comerciais, contanto que a obra seja redistribuída sem modificações e completa, e que os créditos sejam atribuídos ao autor.
Atribuição – Uso Não Comercial Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Atribuição – Uso Não Comercial – Compartilhamento pela mesma Licença Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre a obra original, desde que com fins não comerciais e contanto que atribuam crédito ao autor e licenciem as novas criações sob os mesmos parâmetros.
Atribuição – Uso Não Comercial – Não a Obras Derivadas Permite apenas a cópia e a distribuição, sem modificações e, claro, mencionando os créditos.

Por que não há uma licença "Todos os direitos reservados"?

A Plataforma Corais é um serviço gratuito e comunitário. Quando alguém utiliza esta plataforma, está automaticamente contribuindo para a comunidade com conteúdo licenciado via Creative Commons. A próxima pessoa pode aprender com os projetos e, caso a licença permita obras derivadas, criar novos projetos baseados na ideia original.

Projetos com direitos reservados não permitem esse tipo de interação. Se eles fossem permitidos, novos projetos iriam se valer da experiência dos projetos anteriores, sem no entanto dar qualquer retorno à comunidade.

Então, o que eu ganho participando?

Conhecimento, experiência prática, contatos profissionais e a satisfação de participar de projetos bacanas para a sociedade.

Como funciona o sistema de pontuação?

Com o objetivo de reconhecer os membros mais ativos da Plataforma Corais, estamos utilizando a tabela de pontuação abaixo. Caso não concorde ou deseje fazer uma sugestão, deixe um comentário no projeto Metadesign.

Atividade global Pontos

Adicionar um conhecimento na árvore

200
Revisão de um conhecimento na árvore 50
Dentro dos projetos  
Postar um novo Projeto 100
Postar um aviso 5
Postar uma sugestão 20
Postar um post de blog 30
Postar uma votação num projeto 5
Postar uma etapa 5
Postar uma tarefa 5
Postar um questionário  10
Postar uma galeria de imagens 5
Postar um mapa mental 5
Postar um texto colaborativo 20
Postar um comentário em qualquer 20

Posso usar o Corais em minhas aulas?

Sim. Várias instituições de ensino já utilizam a Árvore do Conhecimento para gerar material didático, sempre mencionando os créditos. A licença do conteúdo é Creative Commons Attribution, o que significa que você pode copiar e modificar o conteúdo para outros materiais didáticos. Embora não seja obrigatório, nos recomendamos que você dê retorno à comunidade que mantém à Árvore do Conhecimento, acrescentando ou complementando o seu conteúdo. Outra forma de ajudar é pedindo aos seus alunos que usem as ferramentas de projeto para desenvolver os projetos do seu curso, gerando assim conteúdo aberto sobre os projetos.

O que é Árvore do Conhecimento?

Além do ambiente para projetos, o Corais oferece uma árvore de conhecimentos generalizados, passíveis de serem aplicados em qualquer projeto. Esta árvore se conecta com os projetos no momento em que uma tarefa é adicionada. Ela pode incluir um link de duas mãos para a página do conhecimento generalizado que dá base para a execução da tarefa. A vantagem é que pode-se consultar esta árvore enquanto se executa a tarefa e pode-se descobrir novos conhecimentos, inclusive, verificando as tarefas associadas a ele em outros projetos.

A árvore do conhecimento também pode ser usada para a criação de cursos à distância e material didático, como os cartões de planejamento UXCards.

Como me beneficiar do Corais se minha empresa não deixa desenvolver projetos abertos?

Você pode escolher o tipo de projeto privado. O conteúdo será acessível apenas para os usuários logados que tiverem sido adicionados ao projeto. No futuro, será cobrada uma taxa para esse tipo de projeto.

Quais são as vantagens do Corais em relação a ferramentas similares?

Existem várias ferramentas colaborativas no mercado, mas elas não promovem a formação de comunidades. O conteúdo fica fechado atrás de uma senha, com direitos autorais reservados pela empresa que oferece a ferramenta. Ninguém pode descobrir esse conteúdo e se tornar eventualmente um colaborador.

A Plataforma Corais é um espaço comum para desenvolvimento de projetos colaborativos. É possível conhecer novas pessoas e se valer da experiência delas. Além disso, como o código-fonte é livre, novas ferramentas são desenvolvidas constantemente. Atualmente não existe nenhuma outra plataforma que ofereça o mesmo mix de ferramentas que o Corais: blog, moeda social, cursos à distância, gestor de tarefas, chat, calendário, e muito mais, tudo integrado!

Quais são os requisitos mínimos para utilizar a Plataforma Corais?

A Plataforma Corais roda nos principais navegadores em computadores com poucos recursos, porém há o requisito específico de liberação da porta 8080 para acesso à ferramenta de Texto Colaborativo. Caso essa ferramenta não abra, peça ao administrador da rede para liberar essa porta. 

Sobre dispositivos móveis, a Plataforma Corais ainda não roda bem em celulares, mas funciona bem em tablets.

O que tem o Corais a ver com Design Livre?

O design livre é a filosofia por trás do Corais. No livro de mesmo nome foram propostas as seguintes liberdades fundamentais, inspiradas nas liberdades do software livre:

1    A liberdade de aprender a usar. Independente de um uso proposto ou esperado no projeto aberto que for consultado.
2    A liberdade de estudar e reproduzir o processo que gerou o produto. Consultar a documentação das decisões de design, os arquivos-fonte.
3    A liberdade de colaborar com o processo, inclusive modificando o mesmo. Alterar qualquer parte de um processo.
4    A liberdade de aprender a fazer. E produzir e reproduzir.

Essas liberdades se tornam relevantes quando os projetos são desenvolvidos em público, para o público. A gente vê tanta coisa ao nosso redor que foi projetada e que não tivemos oportunidade de interferir no processo de produção. Porém, temos sempre a possibilidade de recomeçar esse processo à partir dos recursos que temos à mão fazendo hacks, gambiarras, usos criativos e etc. A Plataforma Corais demonstra que essa continuidade infinita e indeterminada de projeto pode ser legalizada e estimulada, apresentando resultados práticos e inovadores.

Onde encontro o código-fonte do Corais para instalar no meu servidor?

O Corais é uma combinação de vários módulos de Drupal que se encontram disponíveis para download no site do projeto. Na medida em que outros desenvolvedores forem se juntando a equipe do Corais, será possível evoluir a plataforma numa distribuição de Drupal própria com todos os módulos e customizações feitas, mas por enquanto essa opção não está disponível. Se você tem interesse em ajudar a tornar isso realidade, contribua no projeto Metadesign. Por enquanto, está disponível apenas uma lista com todos os módulos utilizados e o código-fonte cru no GitHub.

Posso fazer alguma outra pergunta?

Fique à vontade. Depois de estar registrado, haverá um formulário de comentários abaixo. Caso deseje enviar apenas um email, use nosso formulário de contato.

Comentários

#1

O vídeo tutorial de corais é ótimo.

Sugiro seja feito um material (apostiha?) gráfico para poder consultar  não linearmente

#2

Boa idéia Sebas. Já transformamos sua sugestão numa tarefa no projeto Metadesign do Corais.

#5

Oi! Gostaria de participar deste projeto, tão logo conclua o curso de AI. Por hora, indago se já tem algo do tutorial de uso. Estou querendo eliminar eventos quadruplicados em nosso projeto. 

#Ajudam?! :)

#3

Como faço para cancelar o meu cadastro?

#4

Olá Joana! Você clica no seu nome no canto direito > Minha Conta: Opções da conta > Apagar conta. Essa opção estava desabilitada pela falta de um componente do sistema, mas agora está de volta.

#6

Seria bom a opção de escolha para ver todas as atualizações ou apenas as referentes aos projetos em que estamos. O que dizem?

http://www.corais.org/dashboard/custom-2

#7

Paula, essa é uma boa idéia! Se vc puder cadastrar como uma tarefa lá no projeto Metadesign, já fica agendado para atualizações futuras.

#8

A plataforma é bem interessante. E o nome foi bem bolado.

#9

Olá !

Tem como apagr um projeto?