Pular navegação

Detalhamento de Estudo de Caso: Residência Social CIAGS/UFBA

Detalhamento de Estudo de Caso: Residência Social CIAGS/UFBA

Detalhar a experiência da escrita colaborativa do livro através do ambiente do Laboratório virtual coLABOR - Laboratório de Gestão Colaborativa na plataforma CORAIS como processo de tomada de decisão coletiva, relatar técnicas de sugestão e debate sobre escopo dos capítulos, votação temática, escrita coletiva em PADs, co-criação de imagens gráficas e divisão de tarefas como os estudos de caso.

  • Técnicas de autogestão
  • Reuniões Coletivas de Planejamento e Avaliação
  • Divisão de Tarefas e organização de células focalizadoras
  • Reuniões das células focalizadoras e execução das atividades planejadas
  • Propor sugestões
  • As pessoas podem comentar em todo o processo
  • Abre todas as relações que estão acontecendo na comunidade em torno do projeto possibilitando a interatividade e a participação nas tomadas de decisão
  • Impacto do acesso a ferramentas de tecnologia da informação em processos de gestão coletivos
  • Reuniões Virtuais,
  • Calendários Coletivos,
  • Sistemas de votação
  • Divisão de tarefas
  • Automação de Formulários
  • Consolidação de respostas
  • Comodidade e Flexibilização do Tempo

Capitulo do Livro: Tomada de Decisão em Grupo

http://www.corais.org/colabor/node/80035

Tamanho minimo: 600 caracteres e máx 1200 caracteres.

Sugestão: Textos curtos com links para informações mais aprofundadas. 1 imagem para destaque.

Responsáveis: 
Carlos Lunna
Responsáveis: 
Isaac
Responsáveis: 
Jatobá
Responsáveis: 
S@ndro Barros
Responsáveis: 
Tânia Fischer

Comentários

#1

Putz, só agora que eu vi que era sobre o próprio livro essa tarefa. Quando vi que tinha a sigla da UFBA eu achei que tinha me marcado errado. Só agora li e vi que posso (ou poderia) contribuir. Desculpem a falta de atenção.

O capítulo tomada de decisão foi incorporado ao de autogestão e aparece como completado. Pode-se incorporar ainda o designado nesta tarefa ou posso já seguir logo pra revisão.

#2

Carlos, acho que esse estudo de caso vai ser mais interessante para o primeiro capítulo, o de cocriação, talvez como o primeiro estudo de caso mesmo, mostrando como a gente teve o período de sugestões e preparação, semana de redação, videoconfeências, distribuição de tarefas, revisão colaborativa, etc.

Você pode escrever esse estudo e postar como um comentário aqui?

#3

Posso sim cara, procurarei fazer isso hoje mesmo. Passei o FDS offline, mas hoje posto aqui e me jogo na revisão do capitulo que peguei tb.

#4

O processo de autoria colaborativa do livro já iniciou dentro do próprio Corais através das discussões de que assuntos o livro abordaria, qual seria seu formato e que assuntos mereceriam maior atenção para serem abordados em capítulos. Já neste momento boa parte do que de fato foi abordado foi bastante amadurecido.

O passo seguinte foi criar as ferramentas que tornassem possível a participação cada vez maior dos vários integrantes do Corais, interessados na realização do projeto.

Inicialmente usou-se as sessões Sugestões http://www.corais.org/colabor/node/79917, Votação http://www.corais.org/colabor/node/79918 e Blog http://www.corais.org/colabor/node/79915 para que se discutisse os temas que nortearam as ações efetivas dos membros.

Logo em seguida passou-se a trabalhar com vídeo conferências diárias, afim de discutir mais amiúde os temas propostos, momento em que vários destes temas ganharam corpo como capítulo e os pad`s dos textos colaborativos também oportunizaram a participação, pois os que não puderam entrar em vídeo conferência foram se atualizando  dando suas contribuições, funcionando como um living lab altamente ativo com várias colaborações simultâneas via diversas ferramentas dentro do Corais, desde a formulação das ideias até a revisão do texto, desde rascunhos de imagens até ilustrações altamente criativas para versão final do livro.

O processo se esteneu colaborativo e autonomo até o final do livro, em que os membros (já autores) se vonlutarizaram a fazer a revisão e vão construindo o acabamento do livro decisões coletivas, deslocadas no tempo e no espaço, mas que resultou em um produto da mais alta relevância para o entendimento e desenvolvimento da plataforma Corais, para a criação e gestão de empreendimentos colaborativos (acadêmicos, artísticos, tecnológicos) e principalmente ressaltando a criatividade e a otimização dos recursos, baseado na ideologia da economia popular solidária e do trabalho das diversas instituições e agentes em rede.

#5

Bom, eis o texto....

Como Fred falou que entraria como o primeiro estudo de caso, eu acho que acabei puxando o tom mais pra um lado de introdução mesmo.

Talvez eu tenha sido superficial ao falar das ferramentas em sí. Mas aí vcs podem ir acrescentando ou apontar em que pontos posso dar uma ajeitada que a gente vai fazendo juntos.