Pular navegação

Breve relatório do encontro realizado dia 11/07

Ajuda

Breve relatório do encontro realizado dia 11/07

Participaram desta reunião, por ordem de chegada, eu (Heitor), Leilane e Igor. Chegou a informação de que Egitinho (Michel :D) iria aparecer, mas acho que não rolou pra ele. Desculpe se você foi e a gente saiu do local antes de você chegar, mas a galera tava com fome e a gente foi ver alguma coisa pra comer.

Para os que ainda não foram apresentados, Igor participou das primeiras reuniões com Isaac e Leilane sobre a ideia de um espaço para hackear processos, se apropriar de tecnologias, aprender fazendo e etc. Ideias cujo amadurecimento propiciaram a criação do nosso hacklab.

Primeiro, apresentamos o espaço da concha para Igor, que ainda não tinha visto, e pegamos as chaves do local gentilmente copiadas pela galera da concha e nos cedidas por Eduardo (lembrar do ressarcimento das mesmas). Após isso, pensamos em que primeiros projetos seriam interessantes de se executar agora no começo do hacklab e achamos mais interessante, como o primeiro deles, a costrução de um letreiro de leds.

O conceito é simples, utilização de um painel de dimensões próximas a 50cm cujos leds serão fixados e controlados por arduino (pouco cogitado) ou algum outro computador. Levando-se em conta que o hacklab propõe hackear, um controlador interessante seria o cpu de qualquer celular antigo que, com certeza, roda mais rápido e tem mais memória que meu primeiro computador. Seria a parte aparentemente difícil, mas não impossível, tendo em vista a frequente extração de firmwares de eletrônicos, num processo chamado firmware dumping ( http://chdk.wikia.com/wiki/Obtaining_a_firmware_dump ). É um caminho de muitos. Tentaremos. Conseguindo, ou não, o aprendizado será a maior recompensa. Posteriormente, ou concomitantemente ao processo, os caminhos serão divulgados a fim de que qualquer um possa aprender fazendo o seu próprio.

Este é apenas UM projeto - de muitos que estão sendo cogitados constantemente - que pode ser executado agora ou depois, tanto faz. Se alguém tem alguma sugestão de algum outro projeto que ache importante ser executado antes desse, pelamordezeus, coloque aqui após este post qual seria ele e por que razão executá-lo primeiro. Cada um em seu ritmo, mas o importante é começar já.

Complementem. Esse espaço é nosso e é horizontal.

Abraços!

Comentários

#1

E me corrijam caso eu tenha falado alguma besteira :)

#2

Alô @heitor muito bom esse relato.

Acho que ele deu bastante pano para manga para já iniciarmos uma thread neste assunto.

Vou abrir uma blogagem para.

#3

Massa. (y)

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.