Pré- Produção da Cobertura Colaborativa - Etapa de Mobilização

Período: 
02/05/2014 (O dia inteiro) - 19/05/2014 (O dia inteiro)

Assim como consta no edital sobre as atividades a serem realizadas na Cobertura Colaborativa.

5. DAS ATIVIDADES

5.1. Os candidatos selecionados deverão executar atividades, dentre as abaixo listadas, de acordo com a categoria a que se inscreveu.

a) Articulação com equipe de comunicação local;

b) Mobilização de voluntários locais;

c) Criação, edição e divulgação de conteúdo;

d) Alimentação, de forma descentralizada, do site da Teia Nacional da Diversidade 2014 e dos perfis em redes sociais a serem definidos pela Comissão Organizadora

do evento, divulgando constantemente as ações antes, durante e após o encontro nas redes sociais e demais canais de divulgação e comunicação.

O plano de comunicação valoriza a criatividade da comunicação colaborativa e promove a multiplicidade de olhares, saberes e fazeres, explorando as mais diversas mídias, linguagens e meios de difusão e circulação associadas à diversidade de expressões linguísticas e culturais que compõem a Rede Nacional dos Pontos de Cultura, ressaltando o protagonismo, a alteridade e a cooperação da Rede. Ao elaborá-lo, o GT de comunicação leva em consideração todo o processo de articulação, construção, mobilização, produção, registro e difusão antes, durante e após o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e a TEIA 2014.

De acordo com os príncipios da http://corais.org/teia2014/node/79704, estamos na fase de mobilização da TEIA. Entendo que todo o processo é colaborativo a seguir vamos descrever as tarefas, que serão de responsabilidade de cada colaborador de acordo com sua área de atuação.

7.3. O candidato selecionado cederá os direitos autorais de sua produção para a TEIA Nacional da Diversidade 2014, para que a organização do evento e os parceiros possam utilizá-la sem qualquer restrição.

Comentários

#1

Colaboradores - Fotografia

Gostaria de iniciar a discussão acerca da cobertura fotográfica, a programação parcial exibida dever servir como ponto de partida para as tarefas de pré produção?

Como podemos nos organizar? São oito colaboradores. O que podemos imaginar para tornar a cobertua fotográfica mais plural possível. O que estão pensando a nível de pautas ( ver programação) a socialização das imagens via sites, blogs, redes sociais. 

Por favor, como podemos sistematizar nossas tarefas? E por ultimo havera algum tipo de centralidade (MINC, Organização TEIA, etc) no que se refere as ações da equipe de Fotografia

Sds

Luciano Medina

#15

É Luciano,Somos nos dois como fotógrafos na Equipe amarela, vc vai chegar quando em Natal?absRené Dsouza Em 2 de maio de 2014 22:19, <mensagens [at] corais [dot] org> escreveu: ((

#18

Meu camarada René, vamu labutá rs. Chego no dia 13 no fim da tarde, acredito. 

Aproveito para propor uma agitação, referente a pré produção, voce tem algo em mente, fotos para compartilhar. O que acha, aproveitarmos das imagens dos enventos anteriores, usamos o logo do jaraguá para agitação na rede para a articulação. Entendo que seja isso a previsão do edital. Vamos agitando por aqui rs

Um forte abraço 

#2

Possuo algumas experiências, de colaborar  e minhas ideias  nunca coloquei em pratica, o que desejei um dia. Sempre muito importante termos como ponto de partida para as tarefas de pré produção, uma reunião para definirmos nossas estratégias.

Como podemos nos organizar, seria primeiramente por aqui mesmo começando  a discutir.

Imagino uma cobertura muito diferente e criativa. 

Deixo aqui meu sonho em colocarmos um tapete (teia ou vermelho) no aeroporto e todas as pessoas que chegar, serem recepcionadas com muitos holofotes (com cautela sendo antes de tirar foto saber se a pessoa vai para a Teia devido o direito de imagem e deste modo ao pisar mo tapete vai se sentir uma verdadeira celebridade), seria algo muito legar e criativo, seria algo que entraria para a historia das Teias Nacionais, tratar uma pessoa,  Ponteiros, agentes culturais, a Ministra, enfim... qualquer um com destino a Teia , sendo um tratamento igual a todos os amantes da nossa cultura Brasileira. 

O nível de pautas podemos criar juntamente com a  programação da coordenação a socialização das imagens via sites, blogs, redes sociais. 

A sistematização das tarefas poderíamos a partir da programação dividirmos por equipes x e y, de forma diária realizarmos as coberturas, devemos ter um fotografo em cada área da programação e caso a equipe de filmagem estiver em um local, devemos dar preferencia a outros que não possui nem uma equipe da cobertura, de modo que devemos cobrir toda a Teia Nacional. (sim vai ser algo puxado mas, vai ser ótimo). Bom, tenho outras ideias porem vou deixar para manifestação de todos porque já somos uma equipe.

Vamos tecendo e crescendo...

Paulo André 

#3

Antes de comentar eu deveria ter visto as divisoes das equipes sendo equipe azul, amarelo, etc... Lamentavel, o meu sonho mais uma vez nao se tornará realidade...rsrsr

#4

Luciano, Paulo e demais colegas da fotografia

no rumo das suas perguntas, imagino que o papel de um editor de fotografia pode ser interessante e essencial(?). Caso caminhamos nessa perspectiva, pode ser um de nós, ou uma tarefa rotativa entre nós?

Concordo que deveremos tentar cobrir o maior número de atividades possíveis, não subvalorizando uma ou outra por sua menor participação de público;

Talvez podemos nos organizar diariamente no final de cada dia. E nas atividades mais expressivas como os foruns, é possível que estaremos todos.

O que imagino que pode ser interessante durante nossa fase de preparação, é aprofundar sobre o que queremos registrar ou perceber? Fico pensando em uma cobertura fotográfica não unicamente voltada ao espetáculo, mas à todas as conexões mais sutis que acontecem no decorrer das atividades.

Podemos em algum momento específico organizar uma atividade nossa, dos fotógrafos, seja apresentando varais ou ações dos lugares de onde viemos (pontos de cultura, centros culturais, ...).

Seguimos em contato e co-construção.

abraços do Pará!

#6

E aí, pessoal, tudo massa?

Dentro do link http://culturadigital.br/teiadadiversidade/mostra-artistica-da-teia-da-d... tem os 63 selecionados da mostra artística. Vocês já se ligaram na produção de micro documentários, obedecendo uma lógica de criação de conteúdo aliado ao cuidado estético. Um documentário de até 5 min, no caso da nossa produção. Mais informações sobre a produção de microdocs você pode encontrar em (http://www.micro-documentaries.com) e nesse trabalho que estou desenvolvendo no laboratório da plataforma de comunicação da ONG Grupo Ruas e Praças: (www.oficinaruasepracas.wix.com/oficina). Ainda estamos em laboratório, então, por favor, não divulgar a página. É só para vocês entenderem a condução da narrativa através deste formato. A TV Memória América Latina (http://memorialatina.net/category/micro-docs/), o Cinema de Rua (http://cinemaderua.wordpress.com/category/microdocs/) e a plataforma Bamiyarra (http://www.bamiyarra.cc/tag/micro-docs/) também fazem parte de base teórico-metodológica para o processo criativo que visa a circulação de conteúdos híbridos culturalmente e sem ser massante ou meramente informativo. Estes vídeos vão para a plataforma de comunicação virtual (canal do youtube teianacional) e acessível para todo o público através de mídias móveis. Este link é de um app que criei para android nesse intuito tornar dinâmico o acesso à informação. Está bem simples e fácil de conduzir. Acompanhem a barra de inicialização com paciência. Não tenho senha do instagram, nem do twitter do teia, então pus um fake.

https://mega.co.nz/#!3IgS0TQT!sr5NzrxcNb2VdWWWwemYwVZ6m1kKC3kHSjQEZzSsfzg

Não tenho muito domínio sobre esta linguagem, mas utilizo plataformas que ajudam na criação de app. Se alguém da equipe tiver algum domínio, por favor se pronunciar, porque ideia é o que não falta.
Então, nós poderíamos criar uma base de micro-docs para alimentar essa memória do encontro e gerar material para o canal do youtube.


Outra coisa que nós podemos fazer é o que vou denominar aqui de vídeos paralelos com temáticas afins. Vocês tem algum nome melhor?
Vamos dizer que um dançarino ou dançarina do
Afoxé Odô Iyá, de Alagoas, nos conte suas memórias sobre seu aprendizado, sobre a dança, a importância de guardar uma memória através do corpo. Enquanto ele expressa a sua dança, em off é construída a narrativa. Há uma montagem paralela com outra dançarina ou dançarino do Cacuriá de Dona Teté.  Dois vídeos que se relacionam tematicamente e tornam-se uma conversa sobre sensualidade, sobre a espiritualidade, sobre memória do corpo. Pode ser um interprograma de até 3min. O que vocês acham? 

Vocês já ouviram falar de QRCode? A gente poderia utilizar indicadores de alguns lugares para mapear com fotos e por suas referências de pontos estratégicos do teia. Por onde tivesse uma referência do QRCode teria informação a partir de um link para uma parte do site alimentada com conteúdo nosso. A ideia é adesivar cada ponto que vamos considerar uma referência para os usuários acessarem informação sobre o lugar e sobre as atividades que vão acontecer ali naquele lugar. Aí se encaixa perfeitamente os micro-docs, porque as pessoas vão poder saber mais sobre os grupos que vão se apresentar ali. 
Fazer os micro-docs de acordo com o cronograma de apresentação dos grupos. Para dar tempo de inserir os conteúdos e disponibilizar no site para ser acessado através dos QRCodes. 

Tem mais outra coisa, no dia 13 até o dia 18 de tarde, vou estar em sp por contra do meu trabalho na Ong Grupo Ruas e Praças. Infelizmente, só vou poder chegar de noite no dia 18, como mencionei na planilha. Não sabia que haveria este encontro prévio a partir do dia 13, porque no edital não há mensura para tal, então estou seguindo um planejamento, assim como vocês. No entento, estarei interairamente à disposição durante todo o evento, assim como nessa plataforma participando dessa pré e atento às demandas para encontrar caminhos juntos.

Pessoal, no pianinho, só to trocando uma ideia sobre nossas possibilidades.


Abraço, bom dia. 

#5

Olá pessoal!!

Dei uma lida nos comentários de vocês!!

Tem muita coisa que precisamos sincronizar!!

Primeiramente, gostaria de agradecer pelas idéias e sugestões de todos!!!

Elas serão muito bem vindas sempre!!

Só vou só dar alguns toque para alinharmos nosso planejamento!!

1º - Como algumas pessoas vem alertando que não poderão chegar em Natal no dia 13, nós estamos adotando a seguinte estratégia:

          - Vamos adiantar tudo que for possível aqui, através desta plataforma!!! O Corais foi desenvolvido para isso mesmo!!!

          - Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, favor enviarem através deste grupo (www.corais.org/teia2014).

          - Sempre que vocês enviarem qualquer coisa neste grupo, por favor notifiquem todos os participantes para que as informações possam fluir!!! E dessa forma todos ficaram sabendo de tudo o que está acontecendo!!!!

           - Outro toque!! Todos os conteúdos produzidos antes, durante e depois da TEIA da Diversidade 2014 devem ser porstados no canal da TEIA dentro do Portal do ITEIA o endereço é o seguinte: (www.iteia.org.br/teiadadiversidade), nós não publicaremos nenhum conteúdo diretamente no youtube, vimeo, facebook, etc. Nós só trabalhamos com acervos livres!!!

Conversaremos mais sobre isso,  nos dias 14, 15, 16 e 17 durante a nossa capacitação Pré-TEIA (http://corais.org/teia2014/node/80660) .

Sobre a impossibilidade de agumas pessoas chegarem no dia 13/05, como o edital não foi tão claro com relação a isso, propomos a seguinte solução para o impasse:

Todos devem acompanhar diáriamente no menu tarefas (http://corais.org/teia2014/tasks) as demandas que vocês estão responsáveis!! As pessoas que não poderão chegar em Natal no dia 13 terão que correr atrás do tempo perdido e acompanhar e colaborar mais intensamente a distância através desta plataforma para compensar a ausência!!

Todas as informações estarão disponíveis aqui!!

Estamos criando as tarefas relativas a cada etapa de pré-produção, produção e pós-produção!!

Precisamos que todos acampanhem, comentem, produzam e compartilhem as infomações, e produções aqui nessa plataforma!!

Comecem a se articular com as equipes que vocês fazem parte!!!

Já dividimos quase todas as equipes!!! Confiram:

- EQUIPE AUDIOVISUAL VERDE (http://corais.org/teia2014/node/80778)

- EQUIPE AUDIOVISUAL AMARELA (http://corais.org/teia2014/node/80779)

- EQUIPE AUDIOVISUAL AZUL (http://corais.org/teia2014/node/80780)

EQUIPE DE RÁDIO (http://corais.org/teia2014/node/80781)

- EQUIPE MÍDAS SOCIAIS (http://corais.org/teia2014/node/80782)

- EQUIPE DE STREAMING (http://corais.org/teia2014/node/80783)


Qualquer dúvida é só entrar em contato!!!

Estaremos sempre respondendo as dúvidas e comentários o mais rápido possóvel!!!!

Desde já agradecemos pela atenção, compreensão e colaborAÇÃO de todos!!!

Seguimos construindo essa ação colaborativamente!!

Aguardo o retorno de todos!!!!

Um abração!!

#7

olá Eduardo.  Uma dúvida sobre esse conteúdo inicial que estamos produzindo de mobilização pré TEIA, estou no núcleo de áudio, posso produzir vídeos tmb? Já estou em contato com minha equipe,somos três, devemos postar os arquivos já finalizados só para ser publicado?

#8

ah outra questão, há a possibildiade de colhermos videos e outros núcleos editarem? onde a plataforma possibilita esse intercambio de arquivos?

#9

Olá Pessoal!!

Algumas orientações:

- O ideal é que todos os conteúdos produzidos sejam finalizados por cada colaborador!!

- Pessoas de todas as equipes  podem produzir conteúdos em qualquer formato desde que façam menção a TEIA da Diversidade 2014 e estejam sintonizados com os princípios do Programa Cultura Viva.

Sugerimos nos conteúdos de áudio e vídeo sejam nomáximo de 1 minuto.

A proposta é utilizarmos o poder de síntese sempre!!

Outra dica é sempre em qualquer publicação utilizarmos a hashtag #TEIAdaDiversidade 

Aqui pela Plataforma do Corais podemos Armazenar arquivos de no máximo 200 MB.

Qualquer dúvida é só dar um toque!!!

Pra quem ainda não viu segue o link da vinheta criada por Alexandre Salomão para vocês se inspirarem:

http://www.iteia.org.br/videos/vinheta-cobertura-colaborativa

Preciso que você produzam isso até a sexta-feira!!

Logo mais postaremo outras demandas!!

Vamos que vamos!!! 

Um abraço!!!

#10

Olá!

Estou na equipe de Mídias Sociais.

Estou em dúvida quanto às demandas específicas que antecedem a chegada no dia 13.

Precisamos produzir conteúdo antes de sexta-feira?

Sou de Brasilia, posso aproveitar a proximidade com o Minc e outros Órgãos para alguma pauta nesse sentido.

Sugestões?

Abraços

#11

Sobre a o uso de mídias sociais livres na divulgação da Teia  Nacional: Mais importante do que citar as mídias sociais é usa-las de  fato. Neste sentido, só vale a pena divulgar as redes que forem ter um  perfil oficial da Teia ou um esquema de publicação com os colaboradores  fixos da cobertura para que quando procurarem sobre o assunto via tags  encontrem conteúdo atualizado. Por exemplo, se for divulgar a Rede  Coolmeia,  precisa linkar com um perfil oficial da Teia na plataforma ou, pelo  menos, para o  hiperlink da hashtag do evento. Mas essa  hashtag precisa estar sendo  atualizada por  colaboradores comprometidos com esta função em cada plataforma. 
 
Se não houver condições, sugiro pelo menos usar a diáspora ou  friendica, que são mídias sociais federadas. Uma hashtag usada nestas  redes é distribuída entre vários pods e células em outros servidores. 
 
O importante é definir desde agora uma hashtag e usar em todas as redes.  Sugiro #Teia2014 por ser curta, Ou a clássica #CulturaViva para  reafirmar o programa.
 
Sobre mídias sociais livres, recomendo este texto: http://www.ganesha.org.br//pagina/15977/liberdadeparaamidialivre
 

#12

Olá Eduardo.

Onde no corais podemos ter acesso ao logo em alta resolução da TEIA? Sendo uma cobertura colaborativa não poderia colher algumas imagens para que outros editassem? Estou na equipe de rádio, estamos já nos organizando para produzir algumas vinhetas e entrevistas, mas temos a possibilidade de na semana que vem nos encontrarmos  com a delegação de São Paulo que deve se reunir por aqui, poderíamos colher imagens desse encontro p/ o núcleo de audiovisual produzir algo? Algum outro núcleo tem interesse em receber essas imagens?

#13

Inicio de um projeto de vinheta construído com o Gimp e o Cinelerra. A música não é original é do Lenine e chama-se "Diversidade". Aceito sugestões...

#14

Muito bom Nadia! Vamos que vamos

#16

Nós da equipe de rádio produzimos a seguinte entrevista, mandei para o Iteia mas não achei nenhum canal ou evento da TEIA 2014, precisa ser criado? Quem já pode autorizar o áudio lá da nossa coordenação?

Quais as nossas possibilidades de canais já criados p/ divulgar a entrevista?

usei a #TEIA2014 e #culturaviva , tem mais alguma?

Vamos fazer mais entrevistas então deem seus toques no que podemos melhorar please

#21

Ficou massa a entrevista! O grupo pode produzir um pequeno texto de chamada para veicular na página da TEIA?

#17

Em anexo envio o logo em alfa para poder trabalhar em cima e uma marca d'agua que utilizei na vinheta. Se quiserem as bolinhas é só pedir. Vou dar ritmo e uma afinada na vinheta e usar uma musica original que o Hipólito Lucena da equipe verde vai me enviar. Existe alguma musica padrão do Teia da Diversidade?

Vqv

#19

Boa noite galera...

Sou da equipe Mídias sociais e estou tentand acompanhar tudo, quero saber se já tem algum encaminhamento em relação a nossa equipe...gostaria de saber também e relação a chegada do pessoal, como estava me adaptando a plataforma, fiquei voando literalmente. Então estive vendo a possiblidade de chegar antes, ou seja, dia 13 e acho dará certo.

quando vamos ter a confirmação das passagens?

Aguardo respostas,,,

#20

Então, vamos ver se eu entendi bem...

Nós mobilizadores além de usar a hastag #Teiadadiversdade, precisamos crar um facebook especifico para postar as informações sobre a teia? ou podemos usar o pessoal? Precisamos criar um planejamento estratégico para nossas funções e irmos conversando, com quem não puder ir? podemos criar e usar todas as redes sociais para postar as informações ou a organização vai criar isso quando chegarmos? ou vamos usar além da plataforma algo que ja esteja em andamento pela oraganização?

Se for isso, precisamos de inicio criar uma senha geral e além disso, antes de postarmos algo, encaminha para correção à equipe de jornalismo...

Nosso "QG" precisa ser ponto de referência para todos os participantes, por tanto precisamos estar munidos de toas as informações necessárias, para não entrar em choque.

Acredito que a equipe de audiovisual precisa editar os videos em tempo real, para que assim possamos exibi-los para quem não pode chegar antes, ou para quem gostaria de ter participado e esteve em outras atividades...podemos fazer do nosso "Qg' o Cine Teia na Rede, como mais um atrativo do evento, assim mostraremos nosso trabalho, ali na hora para todos.

Estou a mil e acredito que a cobertura dessa teia será uma das melhores.

preciso de resposatas.

Abraços

Dayane Teles

#22

Oi Sandro, sua sugestão é que fassamos um texto e que seja gravado em áudio como uma chamadinha?

#24

MInha sugestão é que, após o produto ficar pronto, fazer um pequeno texto em forma de chamada. Mas fazer um texto como guia pode ser também. A forma que a equipe decidir é que será feita.

#23

Olá, pessoal!

Faço parte da equipe de streaming.

Estou on-line, à disposição, para iniciarmos as atividades de nosso grupo, que realizará, diariamente, a transmissão ao vivo de duas atividades da programação da Teia Nacional, com publicação dos arquivos em podcast no canal da TEIA (www.iteia.org.br/teiadadiversidade).

Abraços,

Breno Antunes.

#25

Oi, pessoal.
Segue mais um material para a mobilização pré-produção.
Entrevista com a Orquestra de Tambores de Alagoas, que estará na mostra artística da Teia.
Bjs