Pular navegação

Ordenamento de ícones (Icon-sorting)

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Ordenamento de ícones (Icon-sorting)

icon-sorting

Definição

Icon Sorting é um método de design participativo onde uma atividade em grupo é organizada para criar novas idéias para funcionalidades de sistemas relacionadas com coisas do nosso dia a dia (objetos, animais, etc.). E para verificar se a carga informacional existente em alguns ícones propostos difere de pessoa para pessoa.

Resumo

O método proposto pretende fazer com que os participantes da oficina relacionem as imagens propostas por ícones, presentes em cartões distribuidos a todos os participantes, com funcionalidades de um sistema qualquer. Propondo uma nova visão sobre elementos muitas vezes já conhecidos. Por exemplo: o ícone de uma abelha presente no cartão, pode remeter a uma buzina, considerando o barulho que faz o inseto; ou a um grupo de trabalho, levando em consideração a colméia da qual o inseto abelha faz parte; e assim por diante.

Material Necessário

- Cartões com ícones variados e cartões em branco
- Canetas coloridas (para anotações e desenhos)
- Alguns papéis para rascunho
- Cronômetro

Dinâmica

1. São disponibilizados sobre uma mesa de forma aleatória, cartões contendo ícones diversos. Cada cartão possui o seu ícone.
2. Os participantes então escolhem, um de cada vez e de forma cíclica, o cartão que mais lhe agrade, até que todos sejam escolhidos.?São distribuidos também aos participantes, cartões em branco.
3. Cada participante agora escreve atrás de cada cartão que possui, uma ou mais funcionalidades que um sistema poderia ter, e que sejam relacionadas de alguma forma com seu ícone. Exemplo: ícone: olho; funcionalidade: visualizar conteúdo. O participante tem 1 minuto para anotar em cada cartão.

A idéia é que haja discussão acerca das funcionalidades sujeridas pelos participantes, e que novas funcionalidades possam ser criadas com base nas já existentes em outros objetos, animais e etc. Os ícones acabam servindo como sujestão gráfica, e tem significados diferentes de acordo com a percepção de cada um. O que torna a experiência enriquecedora.

4. As pessoas então desenham seus próprios ícones nos cartões em branco. Seguindo a mesma lógica dos outros, um ícone para cada cartão. Nessa etapa o participante tem 2 minutos para desenhar em cada cartão.
5. Com a ajuda do facilitador, os participantes recebem os cartões com ícones desenhados por outros participantes, e propoem agora funcionalidades relacionadas aos ícones desenhados durante a dinâmica. Também tem 1 minuto para cada um.
6. Os cartões então são selecionados e agrupados, com a participação de todos, de acordo com suas semelhanças, buscando-se criar categorias relacionadas com as funções anotadas.

Resultado

Como resultado da aplicação do método em uma dinâmica de grupo, temos de forma muito rápida a criação de grupos categorizados de funcionalidades que foram sugeridas pelos participantes.
O método serve também como uma exelente ferramenta de análise acerca da carga informacional presente em cada imagem representada por ícones. Pode-se verificar se a analogia gráfica proposta é entendida de forma coerente e se um ícone representa de forma clara a funcionalidade para a qual foi destinado.

cards icons

cards sketch

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos