Pular navegação

TAREFA 1: Criando um jogo educativo com Scratch para o evento da TIC/Petrobras

TAREFA 1: Criando um jogo educativo com Scratch para o evento da TIC/Petrobras

Pessoal, conforme conversamos em sala de aula (ou “laboratório” de aula), vamos começar a trabalhar nas demandas das produtoras de vocês: LAP1 e LAP2.

Relembrando suas demandas...

LAP1:

1- Instalação de Linux/softwares educacionais “Install fest” em evento consumo de tecnologia por crianças e adolescentes
2- Palestra e instalação de Linux e softwares educacionais em laboratório de aprendizagem local (ex.: escola)

LAP2:

  1. Exposição de sws educacionais no evento de fim de ano + Palestra e instalação de Linux em instituição (ex.: Sindipetro RJ)

2- Palestra e instalação de Linux e softwares educacionais em laboratório de aprendizagem local (ex.: escola)

Nós da Produtora Colaborativa Tecnojovem (formada pela equipe que organiza e trabalha o nosso curso. Por exemplo, Luiz Arthur, Cartola, Luiz Rogério, Rogério, eu e todos os professores) temos uma demanda real que é o Install Fest + o evento "Consumo de tecnologia por crianças e adolescentes".

Conforme dialogamos em sala, a turma de vocês (Softwares Educacionais) juntando membros das duas produtoras LAP1 e LAP2 vai criar um jogo em Scratch para apresentar na Palestra "Consumo de tecnologia por crianças e adolescentes".

Vocês (Responsável: Leonardo Patrick) irão propor à organização do evento (TIC/COM) as seguintes atividades:
- Apresentar o Jogo aos responsáveis durante a palestra;
- Após a apresentação vocês ensinarão as crianças pequenas (5 à 9 anos) como “jogar o jogo” no laboratório do 27 do EDITA. OBS: Caso apareçam adolescentes, os tecnojovens mostram os "bastidores" do jogo (Como foram feitos os gráficos e como o jogo foi programado).

Vocês também deverão se organizar para definir os responsáveis pela realização dos seguintes trabalhos:

- Definir o Tema ou Enredo do Jogo (de preferência que ensine algo interessante) e Escrever um Roteiro (história detalhada do jogo e como o jogo funciona) para este tema;

OBS: lembre-se que todo jogo precisa de um manual de instruções com os objetivos e a forma de jogar (no gcompris existem vários exemplos de como apresentar as instruções de uma atividade ou jogo)

- Produzir a Arte do Jogo (Personagens e Cenários);

- Colocar o Jogo funcionando no Scratch (escrever o código/programa no Scratch).

OBSVERVAÇÕES:

PRAZOS: a nossa situação melhorou, a palestra será no dia 4 de novembro. Mais prazo exige mais organização, portanto vocês precisam apresentar um plano de trabalho que mostre que vocês conseguirão cumprir suas tarefas.

Por exemplo, no dia 13/10, vocês podem manter o encontro de trabalho às 13h lá no Laboratório do 27 do EDITA. No dia 20/10, vocês podem usar um pedaço da minha aula para gente acompanhar o andamento do trabalho.

ACOMPANHAMENTO “VIRTUAL” DO TRABALHO: alguém sugeriu a criação de um grupo no Whatsap para gente ir trocando as informações e tocando o trabalho. Eu quero sugerir outro aplicativo, o Telegram (www.telegram.org), porque eu vou precisar da ajuda de você para analisar uma controvérsia: Whatsap (proprietário) x Telegram (livre).

PENDÊNCIA DA PRODUTORA TECNOJOVEM: vocês sugeriram fazer os personagens e cenários em mesas digitalizadoras. Na sexta (dia 10/10), vou deixar no armário do Laboratório uma mesa (Bamboo Wacom) que tem uma sensibilidade ótima quando utilizada com o software Smoothdraw (Smooth = macio; Draw = desenhar) (é free, mas é livre?). Eu conheço gente que o usa o Bamboo + GIMP e diz que é muito bom (eu só utilizei com o Smoothdraw, porque não conhecia o GIMP). Para os nossos artistas digitais segue uma imagem feita com Bamboo + Smoothdraw.

Responsáveis: 
severino

Comentários

#1

Meus caros e minhas caras,

Já soube pela Mônica (da TIC/COM e responsável pelo Evento) que o Leonardo conversou com ela e que teremos alguns ajustes em nossa tarefa.

Leonardo relate aqui como comentário o que ficou combinado na conversa com a Mônica.

Abraços

#2

Bom pessoal, falei com a Monica como o Severo disse, e tivemos que mudar algumas coisas.

Teremos que criar um jogo para crianças pequenas, que informe de maneira educativa os perigos da Internet, oque não clicar, quais sites não ir e tal.Iremos apresentar numa palestra, não no Install Fest em si, será de manha, então tem  de ver quem poderar ir, e bom que todos fossem, assim passa mais segurança para quem for falar se tivermos juntos, enfim, será agente que abrirá a tal palestra, para as outras pessoas que forem apresentar estarem sientes do que viemos falar, terá uma especi de mesa redonda com o pessoa que apresentou, com perguntar e respostas sobre o assunto da Palestra e tal, um de nos mais o Severo vai ter de está nessa mesa tambem.

No install fest, alem de instalar o Linux + os Softwares Educacionais, o nosso jogo terá de ir como pacote também na instalação, então a plataforma alem do Linux tem de ser o Windows também.

Enfim, foi isso que conversei com a Monica, temos de começar a fazer logo se não, não dará tempo.

Ps: Caso não tenham entendido algo, na proxima aula explico melhor, prefiro pessoalmente!!

Abraços

#3

Ah sim, a Monica disse que não terá como, por questão de Logistica levar os filhos, por isso a ideia de incluir o jogo na Instalação do Linux no Install fest, e também a disponibilização do jogo no Portal TIC, para aqueles pais que gostaram da ideia, baixarem.

Abraços

#4

Não entendi a ideia do Whatsapp x Telegram, quer saber oque, qual é melhor, ou mais completo em relação a apps de mensagens??

#5

Leonardo, pessoal e galera,

é isso mesmo, quero saber qual dos aplicativos vocês consideram "melhor" para as discussões do nosso trabalho, por isso seria legal vocês instalarem o Telegram no celular e testarem o aplicativo (meu celular é 21 99897-0894, vocês podem me adicionar).

A história completa do Whatsapp versus Telegram eu irei explicar melhor na próxima aula... Estou querendo dialogar com vocês a questão de Software Livre versus Proprietário (prós e contras).

Abraços

#6

Bom, não vejo problema em aparecer de manhã! Mas gostaria de uma organização quanto ao jogo e a abertura da palestra.

#7

Caramba! Desenhar na Bamboo é meu sonho hahahaha'
Vou conversar com o outro ilustrador para podermos acertar tudo!

#8

Então Vinícius,

a organização do jogo só depende de vocês... Eu fiquei esperando vocês ontem (dia 13/10) no Laboratório para gente adiantar o trabalho, mas NINGUÉM apareceu.

Quanto a organização da palestra, isso é feito pela TIC/COM e está tudo acertado como o Leonardo já explicou num comentário acima.

Acho que temos começar a organização do trabalho JÁ... Alguém ficou de criar um grupo no Whatsapp... Estou aguardando o movimentação de vocês, por enquanto o negócio está fraco, mas vocês têm potencial para fazer um GRANDE trabalho.

Abraços e vamo que vamo

#9

Boa tarde!

Então pessoal, acho que devemos nos organizar já para começamos a fazer o trabalho.

Podemos marcar um dia para todos irmos ao edita e colocamos algumas coisas em praticas já. Mas, fica a critério de cada um e sua disponibilidade.
 

#10

 

 História do Jogo:

O objetivo do jogo é eliminar o virus combatendo a ação dele até chegar ao cracker,e assim  restaurando a segurança do seu computador.

Um computador de um Lamer (um hacker) que não tem muito conhecimento e um hacker experiente tenta salvar o computador de um cracker que é um verdadeiro invasor da rede para apoderar- se de informações como senhas, fotos, videos, dentre outros.

Roteiro:

  • 30 segundos para eliminar todos os invasores e garantir a segurança do computador.
  • 3 a 4 ondas de inimigos com velocidades alternadas aumentadas.
  • na 4° etapa o último chefe precisa de uma quantidade maior de danos.

#11

Pessoal vai colocando o número de vocês aqui nos comentarios que irei criar o grupo no Whatsapp, assim fica mais facil a comunicação.

Daiana, gostei bastante dá Historia e Roteiro do jogo, se for esse mesmo que vamos seguir na hora da criação, ficará muito legal!! 

#12

Boa tarde !
 

segue , meu número: 98019-4747 .
 

Uma pergunta , a data da realização da  “Install fest” será realmente no dia 04/10/2014 ?

#14

meu numero é 97541 1163

#15

Leonardo , sabe me dizer se será na parte da tarde o "Install fest" ?

#17

Francisco, o "Install Fest" será na parte da tarde, e a apresentação do jogo na parte da manhã. 

#18

Entendido Leonardo . obrigado pelas informações .

#19

Pessoal, precisando do numero de vocês. Já criei o grupo com o Severo, Francisco e Willian, falta bastante gente!

#20

vleu léo tirou minhas duvidas!

#21

Plano B para o Jogo:

- Remixar o jogo EAT 'EM

http://scratch.mit.edu/projects/26834469/