Pular navegação

Cobertura textual Ciranda Filosófica Mensal

Ajuda

Cobertura textual Ciranda Filosófica Mensal

foto01262.jpg

Na ultima sexta-feira 28/03/2014  foi realizada a primeira edição de 2014 da Ciranda filosófica, com o tema: Experiências e resistências em tempos sombrios, em alusão aos 50 anos do Golpe Militar de 1954.

Como de práxis a edição começou com uma introdução geral da mediação (feita pela professora Natália Barros) e logo depois abriu-se para as falas dos palestrantes.

A primeira a falar foi Socorro Abreu que norteou sua fala nos contexto social da época, para embasar os aspectos de sua experiência na resistência contra o regime. Destaque para a estratégia de ocupar e militar a partir das associações de bairro, pois em seu tempo mais ativo de militância o cerco aos sindicatos e movimento estudantil, já era bastante violento.

Em seguida, Teresa Costa Rêgo fala de maneira mais empírica, sobre sua experiência ao lado do então marido Diógenes Arruda, dirigente do PCB, sua experiência no exílio na Europa e como a vivência em tempos de ditadura mudou sua percepção de mundo, pois a mesma vinda de família tradicional, teve que passar pelos perrengues da ditadura. Esta influência se deu tb na sua carreira como artísta plástica, a qual a mesma desempenha até os dias de hoje.

Por fim veio a fala do militante Marcelo Mario de Melo, que ressaltou o uso do humor e da poesia em sua militância, ao mesmo tempo que sua fala enredou pelos momentos de tortura por parte do Estado ditador e dos momentos de radicalização da militância ao passar do PCB para o PCRB, onde começou a operar em regime de guerrilha.

Aberto o debate, as intervençõs foram feitas com muita emoção, com inclusive um militante chegando às lágrimas ao relatar os momentos de tortura. Destaque para a fala do professor e militante Délio Mendes que enfatizou a crueldade dos torturadores, o contexto da época e puxou uma nostálgica saudação dos militantes da época no final do evento.

Pré-visualizarAnexoTamanho
foto01261.jpg
foto01261.jpg173.28 KB

Comentários

#1

Valeu Cadoca.

#2

muito foda, cadoca! pelo vistou deu muita gente, espero q nossa divulgação tenha contribuído

#3

Rapazes creio que vcs notaram que o post de blog está destacado na página inicial do Tear. Antes disso, pra colocar a foto destacada assim no post grandona deve ao invés anexar a imagem, ir naquela parte dos ícones e clicar em IMCE que em geral é um dos ultimos ícones, um ícone de uma moldura de quadro. A partir daí vai abrir uma aba do navegador, onde se deve clicar upload>anexar arquivo.

Pra tornar o post de blog destacado na página, deve-se ir em modificar o painel>escolha uma categoria>Atrium Blog>arrasta os blocos pra parte de novidades>Salvar mudanças.

Mas creio que a partir de agora todos os posts de blog aparecerão desta maneira, destacado no projeto!

#4

Legal! Estava por fora desta função.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.