Pular navegação

Sistematização Reunião IPHAN Quinta 15/08/2013

Sistematização Reunião IPHAN Quinta 15/08/2013

Na reunião tratamos da possibilidade da realização de ações cineclubistas lá. O espaço é excelente, fomos muito bem recebidos, os funcionários em geral são historiadores, cientistas sociais e antropólogos, o que facilita a nossa comunicação.

A idéia deles de que a programação esteja liga a patrimônio material e imaterial, memória, manifestações popular e discussão sobre conceitos de patrimonio, apropriação e ressignificação de processos culturais.

Para construir este acervo, eles indicaram o site do Etnodoc, que trata de documentarios etnograficos, e as sessões "Dossiê de Registros" e "Bens Registrados" no próprio site do IPHAN, Pensamos tb, que o projeto de Leitinho do Acra se encaixa bem nesse conceito, além de observarmos os filmes que vem da Paraíba, para ver se algum se encaixa nesse conceito tb. O pessoal do Cine Concha, tb se interessou em compartilhar o acervo, e pelo menos na ultima edição do São Sambas, os filmes que passaram eram ligados a cultura popular. Sendo assim, tentaremos por estes meios seleciomar entre 6 e 8 filmes, para chegarmos na próxima reunião (10/09) com uma programação prévia e sugerir um calendário para as ações.

Sobre equipamento eles acenaram com uma boa possibilidade para o transporte dos nosso projetor e caixa, além da possibilidade de pegar cadeiras na secretaria municipal de cultura, que segundo eles possuem fácil acesso. Entretanto, a estrutura de ocupação do espaço é mais rígida, e lá só funciona segunda a sexta em horário comercial, no que uma ação noturna ou no fim de semana demandaria um funcionário que precisaria computar essas horas de trabalho de alguma forma. Mas o pessoal se mostrou muito disposto a resolver isso com boa vontade e bom senso.

Creio que no geral é isso, saímos satisfeitos a reunião, e agora é cair em campo atrás desse acervo. Convoco a todos que estão lendo essa sistematização pra ir atrás dos links indicados pra gente poder formar essa programação até o dia 10/09.

Os contatos do pessoal de lá estão com Vinicius que os colocará em breve no e-mail.

Se esqueci de algo, me refresquem a memória. Se tiverem alguma dúvida ou questionamento a fazer, usaem os comentários.

Comentários

#1

ficou muito boa a sistematização

de fato, o contato foi bem horizontal, bem tranquilo. só ficando essa pendência de dar um jeito pra rolar o cineclube num fds ou num dia de semana pós horário comercial. mas isso pode ser resolvido

vamos buscando essa programação aí, vai dar um trabalho pois não é o q costumamos ir apresentando, mas essa ponte com o acre e a paraíba pode cair como uma luva

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.