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Criação da ilustração do conceito de Amanualidade para Álvaro Vieira Pinto

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Criação da ilustração do conceito de Amanualidade para Álvaro Vieira Pinto

Através desse post eu irei fazer a documentação do processo de criação da ilustração do conceito de Amanualidade para Álvaro Vieira Pinto.              

Após a realização da ilustração do conceito de Amanualidade para Heidgger deu-se procedência a produção de materiais com uma ilustração do conceito de Amanualidade para Álvaro Vieira Pinto, este expande e contextualiza para nossa realidade o conceito do filósofo alemão. Como na primeira ilustração (podendo ser consultado através dos endereço http://corais.org/readi/node/83585 para a primeira parte e http://corais.org/readi/node/83733 para a segunda parte da documentação ) o professor Gonzatto já possuía esboços de representações gráficas do conceito, assim após entender o assunto de forma básica eu procurei me basear nos esboços do professor e no esquema de identidade visual do primeiro material para realizar a ilustração, sempre procurando evitar erros conceituais que atrapalhem na mensagem (segue a baixo o esboço).

digitalizar0002_0.jpg

Diferente da primeira ilustração essa segunda foi desde o inicio planejada a acompanhar o esquema de identidade visual da primeira, principalmente nas formas e fontes, somente diferindo as cores para garantir a individualidade do material. Entretanto ainda foram levantadas algumas considerações pelo professor e por mim sobre a ilustração, de forma a evitar erros conceituais, lembrando que aqui não se faz o espaço ideal para se explicar os detalhes que fazem parte das considerações conceituais, se destinando a um texto mais descritivo/analítico do conceito de Amanualidade para Álvaro Vieira Pinto:    

  • Como já citado Álvaro Vieira Pinto expande o conceito de Amanualidade e trabalha com a ideia de grau de Amanualidade, como este é um traço especifico da teoria do filósofo brasileiro em relação ao do filósofo Alemão, deve ser identificado visualmente;  

  • A ilustração deveria ser dividido em três partes referentes as formas de ser no mundo dentro do conceito do filósofo brasileiro:Transformar a natureza, usar como mediação e usufruir do produto. O autor utiliza para exemplificar o conceito as etapas de produção, manejo e consumo de uma vasilha feita de barro;

  • Na primeira parte da ilustração referente ao “transformar a natureza” deveria representar o barro em sua forma natural, o trabalho realizado sobre ele em uma situação de existência singular, ontologicamente (pessoa + barro) e a vasilha de barro já pronta, esta separada da pessoa;

  • Na segunda parte da ilustração referente ao “usar como mediação”  deveria fazer referencia ao uso da vasilha de barro para beber mas também ao uso de ferramentas mais primitivas (uso das mãos para beber) e o uso de ferramentas mais avançadas (uma garrafa para não apenas beber como armazenar), lembrando da situação de existência singular (pessoa + objeto);

  • Na terceira parte da ilustração referente ao “usufruir do produto” deveria fazer referência a apreciação da vasilha de barro, diferente da indagação mais científica em Heidgger, a apreciação do conceito do filósofo brasileiro poderia ser inclusive artística;

Tendo em vista essas considerações segue a primeira versão da ilustração com alguns apontamentos a respeito:

amanualidadealvaro_1_0.jpg             

  • O autor brasileiro trabalha com a contextualização em nossa realidade nacional, então a cor para a identidade visual foi logo decidida pelo verde escuro, onde o tom comunicaria seriedade e a cor faria referência a bandeira do Brasil, além de se fazer uma alternativa visualmente interessante;

  • Diferente da ilustração do conceito de Amanualidade para Heidgger não consegui integrar as partes da ilustração, entretanto a disposição dos elementos possibilita a separação das cenas afim de uso individual de forma mais eficiente;

  • Na primeira cena a personagem trabalha com o barro afim de produzir a vasilha, assim ela se encontra numa existência singular com o barro representado pela mesma cor, entretanto meu orientador apontou que após a vasilha estar pronta ela deixaria sua posição existencial “única” com a pessoa que a produziu para estar “separada”, de forma que visualmente a vasilha pronta teria que apresentar uma cor diferente para ser tida como uma coisa diferente ;

  • A terceira cena foi considerada resolvida já que era a que demandava menos trabalho, sendo assim permaneceu a mesma nas outras versões;

  • Ainda nesse estágio não fora trabalhado as ilustrações da segunda parte que exigiriam mais trabalho compositivo por conta da quantidade de elementos e pela dificuldade de representar as posições assumidas pela personagem;

Com base nos pontos apresentados segue a segunda versão com alguns apontamentos a baixo:

amanualidadealvaro_2_0.jpg

  • A segunda versão pouco difere em relação a primeira pois se tratava de resolver pequenos detalhes, estes fazem a diferença no material, assim as formas, fontes e cores em sua maioria não foram alterados, com exceção da cor da vasilha na primeira e segunda cena, que seguiu um esquema de tons mais claros de verde afim de diferenciar o elemento do resto e a substituição da palavra “graus” por “grau”;

  • Nessa versão foi trocado a palavra “graus” no estandarte título pelo singular “grau” por indicação de meu orientador que apontou que a palavra “graus” não é utilizada pelo autor brasileiro em seu conceito de Amanualidade;

  • Nessa versão meu orientador observou que a palavra “objeto” na segunda cena conduz a um erro conceitual, ao colocar que somente objetos podem ser utilizados como meio em uma atividade, entretanto o próprio uso das mãos para beber é um exemplo de mediação  mas não estaria incluso de acordo com o título da cena;

  • As ilustrações da segunda cena foram colocadas de forma a conectar as atividades com o meio pelo qual são realizadas, todas fazendo referência a atividade de beber algo. Foi decidido que a segunda cena deveria possuir um destaque, então cada conjunto de meio e atividade segue um dos tons de verde utilizado na vasilha da primeira cena;

Com base nos pontos apresentados da segunda versão segue a versão final :

amanualidadealvaro_final_0.jpg

Assim tendo se solucionado os problemas perceptíveis eu e meu orientador definimos como finalizado o material;

Como o projeto é de um recurso educacional aberto, junto da documentação deve ser disponibilizado os arquivos para aquisição e edição pela comunidade interessada, junto da licença creative commons, como segue a baixo:

 
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
 
 
 

Comentários

#1

Muito bom, Alexandre! :D

#2

Após algum tempo da produção desse recurso, e seu uso,  foi percebido que ele funciona melhor sem o título da ilustração a esquerda ("conceito de grau de amanualidade para Álvaro Vieira Pinto). Pois a imagem fica muito comprida para ser colocar em um slide e não há a necessidade de identificar o recurso sendo que quem irá utilizá-lo poderá fazer de outras formas.

Com a alteração a imagem ficaria da seguinte forma (sendo que não existe uma obrigação de se utilizar desta forma):

amanualidadeavpnovo.jpg

Segue a baixo o arquivo:

/sites/default/files/user/u2405/amanualidadeavpnovo.jpg

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