Pular navegação

CGTI do MINC inicia testes de maquinas Linux

Ajuda

CGTI do MINC inicia testes de maquinas Linux

Acabei de receber a informação da rapaziada que entrou no CGTI(Coordenação Geral de Tecnologia da Informação) do MINC que iniciaram os teste para instalar máquinas dual-boot no Ministério, com opção preferencial para UBUNTU. A Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural se colocou a disposição para ser a cobaia neste processo. 

Vale destacar a importância deste gesto da atual gestão, que tem um importante simbolismo político no sentido de fortalecer o software livre dentro da gestão, mas entendendo que o desafio para uma implementação em escala ainda é enorme, passando pela sensibilização dos servidores, e dos serviços manutenção e suporte técnico. 

Acho muito que vale uma nota pública do GT Cultura Digital saudando a iniciativa e apontando os desafios, no sentido de dar força para que esta iniciativa se torne política do Ministério da Cultura, pois de nada adianta o MINC incentivar o SL se ele mesmo não utiliza. 

Que tal?  

Comentários

#1

Firmeza João Paulo!!

Acredito que já seja um bom início!!

Poderíamos realizar uma atividade sobre cultura livre, lá no Minc!

Você acha que o Minc ( SCDC ou outra Secretaria) tem interesse e disponibilidade realizarmos isso???

Temos bastante coisa para avançar!!

Por exemplo, realizar transmissões ao vivo utilizando plataformas livres!

Gostei da sua fala lá no dia do Lançamento da Lei Cultura Viva!

Como podemos viabiliza isso??

Outro ponto que precisamos retomar é a implementação da Rede Labs nas Universidades Federais (que ficou de standby na mudança para esta gestão) . Além de vocês que já conseguiram executar, só a gente da Colaborativa.PE e o Nós Digitais enviaram o projeto para a SCDC.

Temos também que fortalecer plataformas livres e integrar (redes federadas) que foram frutos de investimentos público (Rede Livre, Cultura Digital.br , ITEIA, Escambo, Estúdio Livre, Mapa da Cultura...) tanto no seu desenvolvimento quanto na capacitação de usuários na Redes de Pontos de Cultura em diferentes territórios.

Outro ponto é o investimento em formações para a equipe do Minc e retomar as capacitações para a Rede dos Pontos de Cultura de todo Brasil.

Bem resumidamente acho que são os pontos pricipais para darmos uma re-oxigenada na Cultura Digital e na apropriação de softwares / platafromas livres!!

Seguimos na avançando nessa colabor@ÇÃO!!!!

Um abração!!

#2

Massa Edu, 

acredito que a pauta que você coloca vai ao encontro com o que temos contruído para o planejamento do GT Cultura Digital. 

Mas uma das questões que vejo como centrais para nosso debate é transcender a SCDC, que é sem dúvida uma secretaria estratégica e que está aberta para a pauta, mas tratar a CD como uma pauta que deve permear todo o Ministério da Cultura e ampliar para outros ministérios como Educação e Ciência e Tecnologia. 

Respondendo sua pergunta específica sobre uma atividade sobre Cultura Livre, acredito que está dentro da pauta sim, na minha visão temos que consolidar isto dentro do nosso planejamento para levarmos a pauta para o MINC. 

Da mesma forma vejo o lance da Rede Labs nas Federais, que está na pauta estratégica do MINC e precisa ser retomado.

Avancemos 

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.