O Grupo de Trabalho Pesquisa Viva foi criado na ocasião do IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, durante a Teia da Diversidade, em Natal (RN), em 2014.
Seu objetivo do grupo de trabalho é criar uma cultura de pesquisa dentro da rede do Cultura Viva, junto a pontos de cultura, gestores públicos e universidades. Por isso, busca-se potencializar a produção de indicadores e informações sobre o Cultura Viva através do levantemento, disponibilização e articulação em rede dessa produção criando espaços de intercâmbio de informações e metodologias junto a outras redes,
buscando fomentar todos os atores do Programa como pesquisadores em potencial.
Entre as estratégias de ações desenhadas pelo grupo, estão:
. Contribuir com a criação de um repositório de pesquisas acadêmicas, estudos gerais e relatórios institucionais sobre o Programa já produzidos, em especial, pelos Pontos de Cultura e através deles. E a fim de fortalecer a rede, o repositório, iniciamente hospedado no site do Observatório de Políticas Públicas da UnB, será disponibilizado também nas plataformas do próprio programa, como iTeia, Rede Mocambos, Culturadigital.br, Rede Livre, Estúdio Livre, etc.
. Acompanhar as pesquisas e estudos em curso, como o Redesenho do Programa Cultura Viva e a pesquisa de Monitoramento e Avaliação da Rede Estadual que está sendo realizada pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, dando retorno periódico à rede sobre seu andamento.
. Fomentar a produção de conhecimento e levantamento de novos indicadores por parte dos próprios pontos de cultura, através da capacitação em pesquisa-ação participativa, com compartilhamento das metodologias e de seus resultados.
Fonte: www.iteia.org.br/textos/gt-pesquisa-viva-por-uma-cultura-de-pesquisa-participativa
Email: [email protected]
Lista de email: https://groups.google.com/forum/#!forum/gtpesquisaviva