Pular navegação

Lista de hardware opensource que podem ser obtidos para pesquisa e replicação

Ajuda

Lista de hardware opensource que podem ser obtidos para pesquisa e replicação

Alo alo galera, ao longo de minha estrada usando software opensource percebi que as aplicações e sistemas operacionais proprietários e fechados não me fazem falta. talvez possa tirar algumas sugestões e exemplos em seu funcionamento que possam ser incorporadas em nossas soluções mas acho que isso ja tem sido feito de forma invertida, com eles, pescando as nossas. Isso atesta, de certa forma, que temos amadurecimento constate e nossa atual condição é muito satisfatória para usuários antigos e bem receptiva para os novos. porém, mesmo com todos os avanços lógicos, em softwares, nosso avanço em hardware ainda é muito discreto, pelo menos, de forma prática e amplamente disponível, o que seria de grande importância quando se trata da disponibilização de equipamentos fisicos para rodarem nossas aplicações e processar os dados nossos de cada dia.
Desta forma vou disponibilizar alguns links de hardware opensource. não sei ate que ponto são livres e quão complicada pode ser sua materialização, que podem depender de outras maquinas complexas, mas, por sua semente ser opensource, já abre campo de estudo e possibilidade de avançarmos em um campo que considero um calcanhar de aquiles da nossa transformação para uma condição mais sustentável e autónoma. são os links:

http://www.parallella.org
http://reprap.org/wiki/RepRap
http://www.portalmod.com/home
http://bhoreal.com/
http://www.arduino.cc/
http://www.raspberrypi.org
http://ronja.twibright.com/
http://www3.elphel.com/

entre eles, alem da impressora 3D, tenho uma fixação no parallella que é um super computador das dimensões de um cartão, com processador de 64core e potencia exigida de apenas 5W.
o outro é o raspberrypi, que tem menos potencia, mas dimensões diminutas e baixo custo para popularização de dispositivos portáteis para processamento de dados.
uma das aplicações que sou fixado é a de comunicação e difusão de midia. tenho certeza que, se cada um tiver um desses, montamos uma rede paralela, que pode comunicar aparelho por aparelho, aparelho usando outro aparelho como ponte, aparelho usando switch/hub como ponto concentrador e aparelhos conectados via inter redes e internet permitindo um meio auxiliar de comunicação. conseguindo suprir nossas necessidades de acesso e integração, seremos exemplo pratico que para difusão só é necessária a aceitação pelo simples exemplo. problemas serão encontrados, não é fácil produzir essas coisas, muitas forças económicas serão contrárias alem da grande midia e empresas não se relacionariam bem com uma concorrência desta natureza. porém o desfio e a visão da possibilidade e materialização de ideias como esta, entre outras, usando uma infinidade de soluções ja existentes e desenvolvimentos de forks ou novas ideias ja me estimula neste sentido.

vamos juntos... acredito na força da união!
vamos nos divertir o/

https://learn.adafruit.com/system/assets/assets/000/012/540/medium800/ra...

http://www.digitaltrends.com/wp-content/uploads/2013/06/TheBenHeckShow_r...

http://s1197.photobucket.com/user/handsontek/media/portable-raspberry-pi...

http://www.parallella.org/wp-content/uploads/2013/04/IMG_0358.jpg

http://cdn.arstechnica.net/wp-content/uploads/2013/07/parallella-cluster...

http://www.parallella.org/wp-content/uploads/2013/07/first_parallella_cl...

 

Comentários

#1

Olá Leo. Obrigado pelas suas contribuições, essa chuva de links está muito boa.

Temos algumas experiências com arduino e estamos na busca de experiências com raspberry e impressora 3d. Possuímos alguns arduinos e rasps (dá para brincar bastante).

Hardware livre está um pouco longe, mas no momento dá para usarmos o hardware aberto que permite diversas possibilidades de criação e apropriação.

Será muito legal! Vamos brincar!

#2

que tal, fazermos, quando estivermos com alguns briquedinhos desses em mãos, uma sensibilização pesada nos departamentos de engenharia (mecanica, eletrica, eletronica, etc)  computação e afins!
com mais cabeças e, de repente, um estreito com a prorpria estrutura da universiadade, professoresos e alunos interessados!
quem sabe!

#3

Opa!

Leo muito bom isso que você ta trazendo,  já participei de uns hacks e oficinas na UFPE, UFRPE, UPE, Católica, dialogando sobre SL, HL, OH, python, ruby, php, c/c++, RL e outros assuntos, mas a galera não deu bolam, fizesmo divulgação e no dia iam dois ou três, os outro eram amigos de caminhada, o papo rolava uma meio hora e os carinha se iam, e ficavamos nós ...

Mas divulga o encontro dos animes ( aqueles pirados que se vestem e vive igual desenho animado japa), ou as palestra megalomaniacas do adobe, o da MS, ou om Zeus Silvio Meira que os caras vão em peso ...

Porem nada empede de tentarmos, tentarmos e continuar tentando, por isso que colamos na concha, e vamos seguindo nessa luta! 

#4

Muito bom os links, muitas possibilidades a se estudar.

Pessoalmente sou contra promover uma sensibilização exagerada ante a UFPE e os departamentos afins. Mas se o coletivo decidir seguir por esse caminho, eu apoio 100% por ser a decisão do coletivo.

Sem querer fazer acusações, mas acredito muito no que Egito colocou. Talvez sejam por orgulho e preconceito meus, mas não gostaria de ver um entra e sai eterno de gente nesse nesse coletivo. As pessoas que estão ocupando esse espaço - acho que posso falar por tod@s - o ocupam por que seguiram suas vontades de ir até lá e por que acreditam nisto.

Visibilidade é muito importante, mas que seja com cuidado. Quero lidar com gente de forma constante e gente que acredite na promoção das tecnologias livres e na consequente emancipação, poder de escolha e etc., que esse conhecimento venha a trazer, e não com um futuro funcionário da Microsoft.

#5

Turma. Acho válida a sensibilização claro que com os pés no chão. Sabemos que os dep de engenharia e computação da UFPE são mercadológicos mas existem pessoas firmezas por lá.

Creio que o caminho é arrumarmos pontes com pessoas que estejam dispostas e acreditem em projetos livres. Lá dentro a gente hackeia ;)

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.