Jogos e Brincadeiras
Jogos e Brincadeiras
A utilização de jogos e brincadeiras em sala contribui para construção e produção de conhecimentos. Antunes (1998), diz que os jogos e brincadeiras com função pedagógicas tem a intenção explicita de provocar um aprendizagem significativa, estimular a construção de um novo conhecimento e, principalmente, despertar o desenvolvimento de uma(s) habilidade(s) operatória. Exemplos:
Jogo das argolas
Público alvo: Na Educação Infantil crianças a partir dos 4 anos e no Ensino Fundamental I.
Objetivos didáticos: desenvolver a percepção visual; coordenação motora; ajuda na identificação das cores e números; pode se trabalhar as operações básicas da matemática.
Material: 10 garrafas pet com um pouco de areia e numeradas, argolas feitas com papelão e pintadas de cores diferentes.
Como jogar: as garrafas são colocadas a certa distância dos participantes em forma de “V”,podem ser 2, 4 ou 6 crianças, os demais ficam na torcida e aguardando a próxima rodada. Os jogadores lançam as argolas, uma tentativa por vez e quando acertam as garrafas verificam o número contido na mesma. Quem somar mais pontos ganha o jogo.
Amarelinha
Público alvo: crianças a partir dos 4 anos.
Objetivos didáticos: desenvolver nas crianças seus sentidos; coordenação motora; aprendem a identificar os números em forma crescente e decrescente; lateralidade.
Material: geralmente é construída no chão com giz ou na areia com pedra, pedaço de telha, pau, etc.
Como jogar: as crianças constroem a amarelinha e decidem a ordem de jogar; quem inicia é quem de posse da pedrinha; cada jogador ao chegar sua se coloca atrás da linha e atira a pedra na casa no1, onde a pedra estiver o jogador não pode pisar.
Dica: fazer a atividade com todos os alunos juntos; discutir com eles as regras; o educador pode entrar na brincadeira e pular auxiliando as crianças a pular corretamente.
Morto-vivo
Público alvo: crianças acima de 4 anos.
Objetivos didáticos: desenvolver a agilidade; o condicionamento físico; a coordenação motora; a atenção, a concentração e expressão corporal.
Como jogar : 2 ou mais crianças; um dos participantes é escolhido como líder e ficará à frente do grupo. É ele quem vai dar as instruções que devem ser obedecidas pelos outros jogadores. Quando o líder disser: "Morto!", todos ficarão agachados. Quando o líder disser: "Vivo!", todos darão um pulinho e ficarão de pé. Quem não cumprir as ordens é eliminado, até sobrar um só participante, que será o vencedor e o próximo líder. O grau de dificuldade da brincadeira varia conforme a velocidade em que os comandos são dados, lembrando que a sequência das ordens podem variar, por exemplo: “Vivo! Vivo! Vivo! Morto! Morto! Vivo!”. Isso irá confundir os jogadores e exigirá ainda mais atenção dos participantes. Colocadas lado a lado de frente para uma que estará sentada. O que está sentado grita bem alto: Morto para todos se abaixarem e Vivo! para se levantarem. Quem errar, sai da brincadeira.O vencedor é aquele que ficar por último.
Martha Santos
Referências:
● http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/mortovivo/4e3d82875cf358183f000013.html;
● http://brasileirinhos.wordpress.com/brincadeiras;
● ANTUNES, Celso. Jogos para Estimulação das Múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998.
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