4. Termo de Referência

Olá, tudo bem?

Meu nome é Frederico, trabalho na Assembleia Legislativa de SP e sou mestrando em Engenharia de Software. Estou propondo em minha dissertação a construção de uma ontologia para a Web Semântica do Processo Legislativo do Estado de SP. A ideia é usar essa ontologia posteriormente para disponibilizar dados abertos do processo legislativo aqui de SP, semantizados segundo essa ontologia.

Uma das ideias é capturar alguns requisitos para a ontologia que dizem respeito à Participação Social no Processo Legislativo e, para tal, minha proposta é formar um grupo de pessoas interessadas para que possam responder um questionário sobre o assunto e, posteriormente, para quem tiver interesse e disponibilidade, debatermos e fecharmos colaborativamente um documento de requisitos para essa ontologia.

O perfil das pessoas que estou convidando a participar dessa atividade é bem variado: conhecedores de web semântica, conhecedores e ativistas de participação social (melhor ainda se com uma visão para o Processo Legislativo) e especialistas do próprio Processo Legislativo, ou nenhum desses. Assim, não é necessário nenhum pré-conhecimento técnico em nenhum dos assuntos, bastando interesse no tema, especialmente na Participação Social.

Você foi indicado ou selecionado para essa iniciativa por se enquadrar de alguma forma nesse perfil ou por ter sido indicado por alguém que atua com a Participação Social. Você estaria disposto a responder algumas perguntas sobre essa importante questão? São apenas quatro questões de livre resposta relacionadas ao assunto. Por favor, sinta-se livre para expressar suas opiniões e ideias, pois  não há respostas corretas ou incorretas, nem tamanho mínimo e máximo para as respostas.

 

O documento

Este documento deve servir como referência e guia para os respondentes. Ele explica resumidamente alguns conceitos envolvidos no Questionário.

Ainda assim, se houver qualquer dúvida sobre o questionário, sobre alguma questão ou conceitos nele envolvidos, você poderá enviar um email para o meu endereço frederico [dot] bortolato [at] gmail [dot] com que terei grande satisfação em responder-lhe.

Segue abaixo uma descrição resumida do que é uma ontologia, do que ela é constituída (seus componentes) e os benefícios que alcançamos com o seu uso. Também descrevemos brevemente os três instrumentos (Cenários de Uso, Lista de Termos e Questões de Competência) que serão utilizados no questionário para tentar capturar as ideias e conceitos relacionados à ontologia que pretendemos construir.

 

Ontologia

É uma especificação formal do conhecimento de um determinado domínio (de uma área do conhecimento, como a área médica, a área da engenharia, etc), por meio da definição de conceitos e de suas relações, de forma que as informações possam ser trocadas e reutilizadas entre os usuários de diversas áreas. Em outras palavras, uma ontologia procura modelar (servir como um modelo) uma área do conhecimento para que esse  conhecimento esteja formalizado por meio de um vocabulário controlado e comum, com os significados inequívocos e claros dos seus conceitos, bem como as forma a que esses conceitos fazem referência uns aos outros.

Utilizamos, como exemplo de informações de conhecimento neste documento, o domínio de  vinhos. Ao longo deste Termo de Referência, iremos nos apoiar nesse exemplo para exemplificar e ilustrar uma ontologia.

Benefícios do uso de ontologias

  • fornece definição e entendimento comum e compartilhado sobre os conceitos em um domínio;
  • fornece uma forma de reuso do conhecimento;
  • explicita os conceitos de um domínio ;
  • no âmbito das Tecnologias da Informação, torna possível o processamento automático de dados por máquina em larga escala.

Componentes de uma ontologia

Para esta atividade, os seguintes componentes da ontologia devem ser considerados:

  • Conceitos: representam elementos de um domínio sobre o qual alguma coisa é dita. Incluem os objetos do domínio, a descrição de uma tarefa, de uma função, ação, estratégia, entre outros. Ex: vinho, uva, produtor, região, etc.
  • Relações: representam os tipos de interações entre os conceitos do domínio, por exemplo (as expressões grifadas são as relações): Uva Merlot é do tipo Tinta, vinho Tipo Branco harmoniza com pratos de carne branca ou peixe, Uva Carmenere é da região produtora do Chile, etc.
  • Instâncias: são usadas para representar elementos concretos do domínio. As instâncias representam exemplos concretos, no mundo real, de algum conceito identificado da área de conhecimento. Ex: Miolo é uma instância do conceito Produtor, Cabernet é uma instância do conceito Uva, etc.

Esses componentes serão identificados e categorizados posteriormente a partir das respostas do Questionário, e  o respondente não precisa se preocupar no momento de responder com esses aspectos.

Cenários de Uso

Um cenário é uma narrativa, textual ou pictórica, de uma situação (de uso de uma aplicação), envolvendo usuários, processos e dados reais ou potenciais da ontologia e seu uso. Por serem de fácil compreensão, um dos principais objetivos de se construir cenários é capturar, junto aos usuários, o entendimento dos projetistas sobre os conceitos do domínio a ser modelado. Os cenários de motivação procuram descrever problemas ou exemplos os quais não eram adequadamente referenciados por ontologias existentes e fornecem um conjunto intuitivo de possíveis soluções para esses problemas encontrados. Estes dão a primeira idéia da semântica pretendida para objetos e seus relacionamentos, que irão depois ser inseridos na ontologia.

Exemplos de cenários de uso para área dos vinhos:

Cenário 1: um estudante de enologia procura, em um site sobre vinhos, as principais uvas adaptadas à uma determinada região. O site disponibiliza uma página para essa pesquisa com as opções de busca por países (Argentina, Chile, França, Brasil, Espanha, etc) e macro-regiões produtoras (Mendoza, Bordeaux, Doro, etc).

Cenário 2: um consumidor necessita comprar uma garrafa de vinho para levar a casa de um amigo que irá oferecer um jantar e gostaria de realizar uma consulta para descobrir quais os vinhos mais indicados para o prato que será servido.

Cenário 3: um funcionário do orgão de regulação de uma determinada região ou país precisa gerar um relatório com uma lista de todos os produtores dessa região, com seus respectivos rótulos produzidos em uma determinada safra. Para cada rótulo, deverá constar a informação se o vinho é branco ou tinto, o tipo de uva (Merlot, Cabernet, Carmenere, etc) e tempo de guarda máximo.

Lista de Termos

Os termos sobre os quais podem ser feitas declarações, afirmações, explicações ou conclusões sobre a área de conhecimento estudada. A lista pode ser composta por termos, palavras ou expressões que remetem a algum dado, informação ou conceito relacionado ao Processo Legislativo ou às diversas formas de Participação Social no Processo Legislativo, diretas ou indiretas.

Inicialmente é importante ter uma lista o mais abrangente e extensa possível, sem se preocupar com sobreposição de conceitos ou significados. Assim, liste todo e qualquer termo que em seu entendimento possa fazer parte da área de conhecimento do Processo Legislativo e da Participação Social.

Por exemplo, termos importantes relacionados aos vinhos incluem: vinho, uva, cor do vinho, produtor, região produtora, corpo, conteúdo de açúcar, acidez, tanino, safra, tinto, branco, cepa, vinícula, etc.

Questões de Competência

São questões sobre o domínio da ontologia, em linguagem natural, que são formuladas durante a sua especificação. Elas são usadas para capturar conceitos da ontologia e também para o processo da validação dela após esta ter sido modelada. Uma boa ontologia deverá ser capaz de responder ao maior número possível de Questões de Competências identificadas. A elaboração de questões de competência é também uma das maneiras de se determinar o escopo da ontologia.

Exemplos de questões de competência para o domínio de vinhos:

  • Quais características devo considerar quando escolho um vinho?
  • Bordeaux é um vinho tinto ou branco?
  • Cabernet Sauvignon harmoniza com pratos à base de frutos do mar?
  • Qual a melhor safra do vinho argentino Santa Julia?
  • O corpo e o aroma de um vinho específico mudam de acordo com o ano de sua colheita?
  • Qual o tipo do vinho Periquita?
  • Quais pratos harmonizam com o vinho da uva Sauvignon Blanc?
  • Quais uvas são produzidas na região de Mendoza?
  • Quais produtores produzem vinhos brancos doces no Brasil?
  • Quantas variações de uva tinta são produzidas na região da Serra Gaúcha?
  • Qual o produtor do vinho Talento?

Instruções para preenchimento

  1. Preencher seus dados de identificação nos campos correspondentes (Nome, Email, Entidade/Empresa/Organização)
  2. Responder as 4 (quatro) questões de conteúdo do questionário substituindo os textos de explicação (em vermelho itálico) pelas suas respostas. LEMBRE-SE: NÃO HÁ RESPOSTAS CERTAS OU ERRADAS, FIQUE A VONTADE PARA RESPONDER O QUE ACHAR PERTINENTE.
  3. Enviar este arquivo com o questionário respondido para o seguinte endereço de e-mail: frederico [dot] bortolato [at] gmail [dot] com (subject: Resposta%20do%20Question%C3%A1rio%20-%20OntoLegisSP)

Desde já agradeço a sua contribuição.

Forte abraço,

Frederico Bortolato

Comentários