Pular navegação

Revisão de 3. Termo de Referência de seg, 01/07/2013 - 13:31

Ajuda

3. Termo de Referência

Este documento deve servir como referência e guia para os respondedores do questionário. Ele explica resumidamente alguns conceitos envolvidos no Questionário.

Ontologia

É uma especificação formal do conhecimento de um determinado domínio, por meio da definição de conceitos e suas relações, de forma que as informações possam ser trocadas e reutilizadas entre os usuários de diversas áreas de conhecimento. 

Exemplos de um domínio de conhecimento: Informações sobre vinhos. Utilizamos esse domínio sobre vinhos ao longo deste Termo de Referencia para exemplificar e ilustrar.

Benefícios

  • Fornece definição e entendimento comum e compartilhado sobre os conceitos em um domínio.
  • Fornece uma forma de reuso do conhecimento.
  • Faz com que os conceitos de um domínio sejam explícitos.
  • No âmbito das Tecnologias da Informação, torna possível o processamento automático por máquina em larga escala.

Componentes

Para esta atividade, os seguintes componentes da ontologia devem ser levantados:

  • Conceitos: representam elementos de um domínio sobre o qual alguma coisa é dita. Incluem os objetos do domínio, a descrição de uma tarefa, de uma função, ação, estratégia, entre outros. Ex: vinho, uva, produtor, região, etc.
  • Relações: representam os tipos de interações entre os conceitos do domínio. Ex: Uva Merlot é do tipo Tinta, vinho Tipo Branco harmoniza com pratos de carne branca ou peixe, Uva Carmenere é da região produtora do Chile, etc.
  • Instâncias: são usadas para representar elementos concretos do domínio. Ex: Miolo é uma instância do conceito Produtor, Cabernet é uma instancia do conceito Uva, etc.

 

Cenários de Uso

Um cenário é uma narrativa, textual ou pictórica, de uma situação (de uso de uma aplicação), envolvendo usuários, processos e dados reais ou potenciais da ontologia e seu uso. Por serem de fácil compreensão, um dos principais objetivos de se construir cenários é capturar, junto aos usuários, o entendimento dos projetistas sobre os conceitos do domínio a ser modelado. Os cenários de motivação procuram descrever problemas ou exemplos os quais não eram adequadamente referenciados por ontologias existentes e fornecem um conjunto intuitivo de possíveis soluções para esses problemas encontrados. Estes dão a primeira idéia da semântica pretendida para objetos e seus relacionamentos, que irão depois ser inseridos na ontologia. 

 

Questões de Competência

São questões sobre o domínio da ontologia, em linguagem natural, que são formuladas durante a especificação da ontologia. Elas são usadas para capturar conceitos da ontologia e também para o processo da validação da ontologia após esta ter sido modelada. Uma boa ontologia deverá ser capaz de responder ao maior número possível de Questões de Competências elencadas. A elaboração de questões de competência é também uma das maneiras de determinar o escopo da ontologia.

Exemplos de questões de competência para o domínio de vinhos:

  • Qual o tipo do vinho Periquita?
  • Quais pratos armonizam com o vinho da uva Sauvignon Blanc?
  • Quais uvas são produzidas na região de Mendoza?
  • Quais produtores produzem vinhos brancos doces no Brasil?
  • Quantas variações de uva tinta são produzidas na região da Serra Gaúcha?
  • Qual o produtor do vinho Talento?
Precisa de ajuda?

As revisões permitem que você veja as diferenças entre as várias versões de um post.

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.