Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

Projetos Culturais?  Quer Saber?

 

Apresentamos uma proposta de capacitação  em Projetos que possibilita  uma mudança de postura frente a sua modulagem e execução.  Conscientes de que um projeto não pode ser reduzido à simples obediência às exigências formais das organizações, empresas ou fontes de financiamentos muito menos ao preenchimento de formulários.

 

Nos tempos atuais, os agentes culturais ou sociais são considerados “agentes de mudanças” habilitados nas relações grupais e capazes de desenvolver e gerenciar planos e projetos.

 

Um projeto é, em suma,   um instrumento de gerenciamento de idéias, além de um instrumento de comunicação. Sua qualidade deve residir em sua capacidade de: Focar um problema ou identificar uma idéia original; Transformar as idéias em conceitos, e estes em ações;

 

Justificar a relevância e a oportunidade de sua realização; Traduzir as ações em tempo e recursos; Agregar parcerias e gerar desdobramentos.

 

Essa expertise,  tem proporcionado uma melhoria de qualidade dos projetos um fator de suma importância, mas que concentra no universo das grandes produtoras ou de profissionais com qualificação especifica para esse fim ficando as organizações não governamentais ou agentes de cultura e artistas à margem da possibilidade dessa qualificação. Essa proposta vem, portanto superar  essa lacuna.

 

Objetivo Principal

 

Estimular a capacidade intelectual e crítica em transformar “idéias” em projetos, mas, sobretudo possibilitar uma reconstrução da forma de pensar e agir frente à responsabilidade de executá-los. 

 

Objetivos Específicos:  

 

· Servir de orientações para os agentes em busca da auto sustentabilidade dos coletivos culturais; 

· Formar grupos de pessoas na comunidade interessadas e comprometidas em usar as ferramentas a serem apreendidas, a favor do desenvolvimento sócio-cultural local.

· Abordar as fases conceituais e práticas da elaboração, introduzindo o uso das plataformas para encaminhamento, plataformas colaborativas, geração de registros e produtos finais incluindo “acervos digitais” e uma discussão sobre como atender os itens de acessibilidade cultural, trazendo atualizações sobre o assunto. 

· Levá-los a realizar um projeto de educação para atividade produtiva transformador da sua realidade – apreendendo métodos e técnicas de trabalho – orientar para os hábitos de pesquisa, leitura sistematização de resultados além de outros cuidados necessários no desenvolvimento de tarefas.

 

Metodologia – Aprender Fazendo

 

O importante benefício desse processo metodológico (aprender fazendo) é a formação de cidadãos e grupos colaborativos nas comunidades comprometidas em usar novas ferramentas em favor do desenvolvimento sócio-cultural local.

 

 Será utilizada exposição com recursos audiovisuais, que conferem experiências, depoimentos e temas que estiveram no cenário nacional nos últimos períodos sobre benefícios culturais, estudo de casos, exemplo de projetos com gestão de sucesso,  dinâmicas e trabalho em grupo com apresentações e debates. 

 

 Elaboração de um projeto cultural, discussão de todas as fases de um projeto, modelagem, adequação para fontes de financiamentos, comunicação e agenciamento, uso das plataformas virtuais e de informações culturais, apresentação final dos trabalhos.  

 

 

 Destacamos ainda como aspectos metodológicos : 

 

1) O envolvimento dos participantes num processo de construção do conhecimento e operatividade grupal.

 

2) Incentivá-los  a um processo de gestão colaborativa   que compreende  o reconhecimento dos valores inerentes ao perfil do agente que estabelece trabalhar em colaboração;  

3)  O reconhecimento  do  planejamento estratégico  como principal ferramenta   que permitirá o exercício na gestão para sustentabilidade dos projetos,  acrescida destes três aspectos de forma pioneira.   

 

Avaliação – Usaremos um processo de observação, relatoria e registros fotográficos e em audiovisual garantindo a documentação do evento, promovendo ao final as avaliações de todo o processo desenvolvido incluindo os produtos finais resultados da elaboração dos projetos dos grupos. 

Uso de formulário de avaliação e impressões por parte dos participantes. Avaliação do Produto Final desenvolvido pelos grupos e devolutivas.

 Público: Agentes Culturais, Gestores de organizações culturais da sociedade civil preferencialmente com baixa experiência em elaboração de projetos.

 Carga horária – 30 hs (Sendo dois  encontros de 16  horas e dois  encontro de 04 horas para acompanhamento dos projetos dos grupos) 

Recursos Necessários

HUMANOS

·  02 – Facilitadores

·  02 -  Apoios (Registros,  secretaria e relatoria ) 

MATERIAL 

· Material Didático

· Material de consumo

 EQUIPAMENTOS

· Notebooks  (mínimo de 05) (Incluindo alunos que possam levar) (Opcional uso     de um CDC Local em parceria.

· Data show

· Telão

· Flip Chart

· Mesas com 04 lugares (03 jogos) 

·  Equipamento de sonorização e microfones sem fio (caso necessário)

·  Equipamentos musicais (pandeiros, timbales, chocalhos, etc)

 TEMAS A SEREM ABORDADOS

· Entendendo alguns conceitos no âmbito da Cultura

·  Visão da cultura e desenvolvimento

· De onde vem as  Idéias e a criatividade; 

· Projeto Cultural;

· Fases da Elaboração de um Projeto Cultural; 

· Projeto como um Instrumento de Comunicação;

· Planejamento / Plano de Trabalho;

· Estrutura  Para Apresentação de um  Projeto (modelagem);

· Processos  colaborativos em rede;

· Como atender os pré-requisitos de Acessibilidade Cultural; 

· Mecanismos existentes de apoio a projetos na Política Cultural;

· Uso de plataformas digitais de encaminhamentos e plataformas colaborativas de comunicação.

 

 FASE PRÁTICA

 

· Elaboração supervisionada de um projeto cultural.

· Construindo as principais fases

· Instrumentos de Controle

· Instrumentos de Avaliação

· Formatação dos Relatórios e Anexos

· Uso das plataformas virtuais de incentivos e plataformas colaborativas

· Prestação de Contas 

· Registros e geração de produtos finais.

 

 

Técnicas Responsáveis:

* Cris Alves

*Emanuele Oliveira - Assaz

Apoio Técnico 

* Buscando parcerias 

 

Imagem Principal
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.