Pular navegação

Importância da Ergonomia para a saúde do trabalhador.

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Importância da Ergonomia para a saúde do trabalhador.

A Ergonomia é uma area de conhecimento que estuda a relação entre o homem e a máquina. Ela tem por objetivo, sempre adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador e a partir de métodos avaliativos, cuidar para que não aconteça o contrário.

Sendo conhecida também como " Engenharia dos Fatores Humanos", ela visa o desenvolvimento e aplicações de técnicas eficientes e seguras para o desempenho das atividades laborais, no intuito de melhorar a qualidade de vida do trabalhador dentro do ambiente de trabalho e por consequência aumentar a produtividade e eficiência das tarefas. Dentre seus objetivos básicos estão: oferecer conforto ao trabalhador e prevenir acidentes de trabalho; prevenir patologias específicas para determinados tipos de tarefas laborais. Esses procedimentos contribuem também para a diminuição do cansaço.

Benefícios da Ergonomia:

  •  Redução do número de afastamentos e ausências: Como já exposto, a ergonomia reduz o número de afastamentos por problemas de saúde e acidentes de trabalho, uma vez que é responsável pela saúde e bem estar dos funcionários. 

  •  Diminuição de desperdício: A garantia de saúde e bem estar durante o trabalho proporcionados pelas técnicas ergonômicas favorecem na diminuição do desperdício de matéria prima e demais materiais utilizados na empresa. O ambiente laboral saudável assegura trabalhadores motivados e atentos com a tarefa exercida.
  •  Melhoria na qualidade de vida: Investir em ergonomia é investir na qualidade de vida das pessoas, uma vez que, através de exercícios e métodos, há a diminuição no número de acidentes de trabalho e ausências por afastamentos.
  • Valorização profissional: Os benefícios acarretados pela ergonomia proporcionam o sentimento de valorização profissional por parte dos colaboradores. Quando as pessoas recebem suporte para exercerem suas funções, existe o sentimento de reconhecimento que influencia em sua permanência na empresa.
  •   Produtividade: Com a redução no número de ausências, as entregas dos clientes são feitas dentro do prazo estipulado. O cliente satisfeito resulta em mais pedidos e oportunidades de produção para a empresa.

Para mais informações sobre a Ergonomia dentro do ambiente de trabalho acesse:http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr17.htm

Pré-visualizarAnexoTamanho
exercicio-laboral.jpg148.34 KB
Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos