Pular navegação

Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

A indústria é um setor muito importante para o desenvolvimento da sociedade. É graças a ela que foi possível criar inúmeros bens de consumo considerados essenciais na vida moderna, trazendo conforto e saúde para a população, além de gerar diversos empregos em todo o mundo.

Como qualquer atividade humana, porém, as indústrias são responsáveis por causar muitos danos ao meio ambiente e à saúde humana. Isso porque elas geram matérias biológicas, gases e líquidos que contaminam os rios, mares, lagos, ar e solo. Como consequência, a presença das indústrias contribui diretamente para a devastação das florestas e extinção de diversas espécies de animais.

A poluição das indústrias também está associada ao aquecimento global, um fenômeno que está associado ao derretimento das calotas polares, elevação do nível dos oceanos e diversas alterações climáticas — tais como secas, furacões e enchentes — que ameaçam a vida de milhões de pessoas e levam fome e destruição à diversas cidades.

A importância da gestão ambiental

gestão ambiental é uma das áreas mais importantes para que seja alcançado um equilíbrio entre a produção industrial e a manutenção do meio ambiente. Esta é uma maneira de administração que prioriza métodos e práticas que favorecem o uso racional dos recursos naturais, minimizando os impactos ambientais das atividades econômicas e industriais.

Para que as indústrias continuem sendo fonte de emprego e benefícios, portanto, elas precisarão se dedicar a melhor a usabilidade de suas matérias-primas, agindo de forma mais responsável com relação ao uso de água e energia, investindo em tecnologia para armazenar, tratar e descartar de forma segura e sendo cada vez mais sustentáveis.

    http://www.fragmaq.com.br/blog/conheca-principais-impactos-ambientais-causados-industrias/

Como preservar o meio ambiente no seu trabalho?

As empresas sustentavelmente responsáveis são vistas com bons olhos pelo consumidor. Isso faz com que ela se preocupe, cada vez mais, em contribuir com o meio ambiente, preservar e reaproveitar recursos.

Empresas de todos os portes conseguem fazer a sua parte. As ações tomadas dependerão da estrutura que a empresa fornece aos funcionários. Esses também podem ajudar bastante. Quer saber como?

Confira quais são as atitudes que dependem de você no seu ambiente de trabalho e que contribuem para a preservação do meio ambiente:

  • Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes;
  • Se for o último a ir embora, desligue as luzes da sala;
  • Sempre que possível, evite ligar o ar condicionado. Em dias de temperaturas mais amenas, abra a janela;
  • Separe os materiais que não são mais utilizados e podem ser reciclados. Por exemplo, papéis e plásticos;
  • Evite o desperdício de papel, sempre que possível mantenha arquivos virtuais;
  • Faça rodízio de carro com os seus colegas. Assim, é possível ir de carona, evitando que vários veículos poluam o ambiente, além de economizar no combustível.

O que a empresa pode fazer para ajudar?

É dever da empresa a realização da coleta seletiva e incentivo dos funcionários na hora de separar o lixo;

As empresas devem substituir as lâmpadas comuns pelas econômicas;

Devem também ter janelas grandes instaladas, para melhor aproveitarem a luz solar;

Precisam ainda realizar campanhas de preservação ambiental, mostrando que, com atitudes simples, o colaborador pode fazer toda a diferença no mundo.

Como denunciar agressões ao meio ambiente ?

Se você sabe de casos de agressões ao meio ambiente e deseja denunciar os agressores. Sua denuncia pode ser feita lingando para Linha Verde do IBAMA através do telefone 0800-61-8080, ou através do e-mail para contato: linhaverde [dot] sede [at] ibma [dot] gov [dot] br. A ligação é gratuita e o orgão funciona de segunda à sexta das 8h à 18h. 

Sua denúncia precisa ser clara com relação ao crime ambiental cometido e precisa da localização. Pois a falta de informações impossibilita ou retarda o atendimento.

http://www.sampexdesentupidora.com.br/blog/meio-ambiente/como-preservar-o-meio-ambiente-no-seu-trabalho/

http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/08/saiba-como-denunciar-crimes-e-agressoes-ao-meio-ambiente

Samara Costa e Lorrana Santana ITST-22

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos