Pular navegação

SESMT

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

SESMT

SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), é constituído por profissionais da área da saúde, que têm como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores dentro das empresas. Previsto na Consolidação das Leis do Trabalho criada em seu artigo 162, devido ao aumento de acidentes com trabalhadores, possui função de assegurar a integridade física dos operários, mas também de alertar a equipe contra novas doenças e ajudar a tomar precauções contra acidentes de pequeno porte, que podem atrapalhar o andamento da empresa e prejudicar os funcionários.

Segurança do Trabalho

Como selecionar e contratar profissionais para o SESMT:

Ao selecionar os profissionais para compor a equipe, é importante cumprir a legislação de segurança, para evitar multas e, principalmente, minimizar o risco de infortúnios no trabalho. Os requisitos para a contratação de cada membro do SESMT, conforme a NR 4 são:

– Engenheiro de Segurança: deve ser Engenheiro ou Arquiteto com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

– Médico do Trabalho: deve ser Médico e ter pós-graduação em Medicina do Trabalho, ou ter feito residência médica em saúde do trabalhador.

– Enfermeiro do Trabalho: deve ser Enfermeiro com pós-graduação em Enfermagem do Trabalho, em Universidade que ofereça graduação em Enfermagem.

– Auxiliar de Enfermagem do Trabalho: deve ser Auxiliar de Enfermagem com complementação do curso em Enfermagem do Trabalho.

– Técnico de Segurança do Trabalho: profissional com ensino médio, específico em Segurança do Trabalho. Ele é o principal componente do SESMT, com funções de avaliar as condições de trabalho e os riscos de operação, elaborar planos para que os regulamentos sejam cumpridos, e ainda desenvolver programas para a prevenção de acidentes.

Além desses requisitos específicos para cada profissional, vale lembrar que essas pessoas vão compor uma equipe multidisciplinar de saúde ocupacional, que enfrentará desafios constantes.

fonte: http://www.portalglauco.com.br/blog/entenda-a-importancia-do-sesmt/

Funções

Cada profissional desempenha uma função específica dentro da empresa. Os médicos, por exemplo, são responsáveis pelas questões relacionadas à saúde, como prescrição de medicamentos, primeiros socorros, tratamentos, vacinações e diagnósticos e tratar dos casos de acidentes que estão sujeitos a acontecer em qualquer empresa. Os engenheiros e técnicos fazem parte da seção operacional, que é responsável por prevenir que aconteçam acidentes de trabalho, mantendo os equipamentos em bom funcionamento.

A organização é quem contrata essa equipe, que pode ser o próprio SESMT ou profissionais autônomos, variando o tamanho e o número de funcionários. Os componentes da SESMT deverão ser empregados da empresa, na maioria dos casos, e não deverão exercer outras atividades dentro da empresa dentro do horário de trabalho, segundo a Norma Regulamentadora nº 4, em seus itens 4.4.2 e 4.10, respectivamente.

Segurança do Trabalho

Segundo o ponto 4.1 da NR 4, órgãos públicos da administração direta ou indireta e dos poderes judiciário e legislativo; empresas privadas ou públicas, que tiverem empregados sob o regimento da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), devem, obrigatoriamente, ter os serviços do SESMT.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos