Pular navegação

Análise de Ritual

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Análise de Ritual

Ritual é um procedimento repetitivo em que se manipulam símbolos culturalmente definidos de forma padronizada.

As primeiras etnografias utilizavam o estudo do ritual inicialmente como uma celebração do exotismo de culturas diferentes do antropólogo. Com o tempo, os antropólogos perceberam que o ritual serve como uma espécie de resumo dos valores culturais de uma determinada comunidade, sendo portanto, momentos importantíssimos para a etnografia. 

Na Antropologia contemporânea, compreende-se que qualquer ação rotineira do dia-a-dia pode ser considerada um ritual e estudada como tal. Isso tem trazido insights interessantes sobre significados sociais que não são percebidos ou discutidos explicitamente.

A análise de ritual consiste no registro fotográfico ou em vídeo do procedimento repetitivo, seguido da participação no próprio ritual com a perspectiva de estranhamento. Após a participação, o registro é revisto diversas vezes para perceber os significados e efeitos de cada detalhe da ação. A descrição do ritual através de textos, diagramas e vídeos é a principal etapa para revelar seu conteúdo.

Transformação

A função social do ritual é atualizar os valores de uma cultura para seus participantes, colocando-os em evidência e solicitando que os mesmos confirmem sua crença neles. O ritual conecta, portanto, valores tradicionais com novos valores.

O ritual pode ter efeito sobre a mente ou o corpo de um participante, transformando o seu status, por exemplo, de novato para iniciado, ou de bagunçado para arrumado. Quando o ritual representa um marco na vida da pessoa, ele é chamado de rito de passagem.

Porém, quando a natureza transformadora do ritual não é contemplada, ou seja, quando não atualiza a realidade, ele se fossiliza e acaba por desaparecer.

Aprendizado

Já prestou atenção num cozinheiro experiente fazendo uma sopa deliciosa? Embora receitas possam ser inseridas em banco de dados, eles não as seguem estritamente. Na verdade, se você perguntar exatamente qual a quantidade de óleo que ele pôs, ele não saberá dizer. É o que a Gestão do Conhecimento chama de conhecimento tácito.

Esse conhecimento não pode ser transferido da mente de um indivíduo para o outro. Precisa ser traduzido em símbolos eficazes para sair de uma mente e entrar em outra. Isso pode ser feito numa conversa descontraída, num ambiente formal de trabalho, numa sala de aula ou, tchan, tchan, tchan, num ritual.

A vantagem do ritual perante as outras formas de transmissão de conhecimento é a imersão que ele promove. Em geral, trata-se de uma assembléia de diversos símbolos manifestando-se por diversos meios. Pense em alguns dos símbolos presentes num ritual religioso como a Comunhão:

- a roupa do sacerdote 
- o cálice dourado cheio de vinho
- os pedaços de pão seco
- o ambiente
- a história que está por trás

Tudo isso são símbolos carregadíssimos de significado. Cada vez que se passa por um ritual como esse, se tem uma realização diferente, devido à riqueza de significados que os símbolos combinados podem resultar. Isso não é bom ou ruim, isso é efetividade na comunicação de uma determinada mensagem.

Exemplo de análise de ritual

O Near Future Laboratory realizou uma pesquisa com usuários de smartphones e detectou uma série de rituais curiosos no seu uso, como por exemplo andar dando voltas enquanto se fala com outra pessoa que está à distância.

captura_de_tela_2017-07-03_as_17.43.51.png

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos