Pular navegação

Avaliação Heurística

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Cartão do Conhecimento
Avaliação Heurística
Avaliação Heurística
Método de avaliação de interfaces baseado em princípios de usabilidade. Os princípios são chamados de heurísticas, pois são desenvolvidos a partir de uma série de experiências prévias sintetizando pontos recorrentes. A interface é submetida para diferentes avaliadores que darão seu parecer baseando-se nos mesmos princípios das heurísticas.
Prestadores de Serviços

São Paulo

Javascript is required to view this map.
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Avaliação Heurística

Avaliação Heurística é um método de avaliação de interfaces baseado em princípios de usabilidade. Os princípios são chamados de heurísticas pois são desenvolvidos a partir de uma série de experiências prévias, sintetizando pontos recorrentes.

A interface é submetida para diferentes avaliadores que darão seu parecer baseando-se nos mesmos princípios, as chamadas heurísticas.

Um conjunto de heurísticas tal como as 10 famosas de Jakob Nielsen, visam cercar todos os problemas de uma interface genérica. Elas podem também ser específicas para um tipo de interface, como as de Claudia Dias.

É possível e desejável que uma pequena parcela dos avaliadores seja um expert no domínio do conhecimento (por exemplo, um site sobre alimentação poderia ter um nutricionista como avaliador), mas a participação dos experts em usabilidade é essencial e majoritária.

Tutorial em vídeo

A avaliação costuma seguir estas etapas:

  1. Escolher os avaliadores
  2. Definir as heurísticas
  3. Executar a avaliação
  4. Associar cada problema encontrado à uma heurística
  5. Promover a discussão entre os avaliadores
  6. Redigir relatório
  7. Priorizar problemas encontrados

Se for encontrado um problema que não tenha a ver com nenhuma heurística, é sinal de que talvez seja necessário criar uma nova heurística. É assim que as heurísticas evoluem.

É altamente indicado que os avaliadores não estejam envolvidos no processo de design das interfaces. Ninguém gosta de encontrar erros nos seus trabalhos e é isso mesmo que a avaliação heurística vai fazer. Como esse tipo de avaliação não ocorre com frequência é um bom negócio contratar consultores externos para fazê-las. Para eles, será um trabalho rápido porque já possuem experiência no procedimento e o custo será baixo.

Avaliação heurística de eletrodomésticos

Veja os estudantes do Instituto Faber-Ludens avaliando eletrodomésticos em sala de aula.

Outros exemplos

Ferramentas para avaliação heurística

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos