Pular navegação

Projeto Coletivo Sociotécnico

Ajuda

Projeto Coletivo Sociotécnico

Objetivo: plataforma de Ouvidoria dos Terceirizados.

Decidir: site responsivo ou aplicativo??

Phonegap (pq é mais fácil).

Tarefas:

- equipe etnógrafas/os para fazer o PD (participatory desing);

- desenvolvimento de software e arte;

- conteúdo (vídeos e fotos);

Comentários

#1

Se for realmente uma ouvidoria, é essencial que haja um site formal para as reclamações. O aplicativo seria um plus pra quem preferir fazer as reclamações pelo celular, até pra facilitar a questão de você encontrar algo de errado no dia a dia e já tirar logo uma foto e enviar pelo aplicativo. Então sugiro antes fazer o site; o aplicativo surgiria mais tarde pra dar apoio, possivelmente com o PhoneGap pra não dar trabalho.

Quanto às tarefas, prefiro participar da equipe de etnógraf@s.

#2

Pessoal, eu quase concordo com Eduardo na questão do site antes do aplicativo... Na verdade eu tô mais preocupado em acolher uma necessidade do ser humano que trabalha conosco na UFRJ via empresa contratada, vulgos terceirizados, do que na questão site/aplicativo.

Fiquei pensando na situação da Inês, a ser humana que trabalha lá em casa uma vez por semana, a Clarissa vivia enchendo a paciência dela para usar o whatsapp em vez de torrar seus créditos em ligações. A Clarissa mostrou como usar o aplicativo e alguns dias depois chega a primeira mensagem da Inês em um português sofrível, quase não dava para entender. Ficamos pensando até que a sua resistência fosse em função de saber escrever e ler com dificuldade, mas rapidinho ela aprendeu a mensagem de áudio e se entendeu com o aplicativo. Essa pode ser a realidade de alguns (talvez muitos) entre o pessoal que trabalha na UFRJ via outras empresas.

Então, antes de pensarmos no ser site, ser aplicativo, eis a questão, porque não pensarmos na necessidade: o terceirizado tem que informar o que está acontecendo para uma ouvidoria da forma mais simples possível, por exemplo, enviando uma foto ou até mesmo um áudio.

Qual é a melhor forma?

NÃO perguntem qual é a melhor TIC!!!

PERGUNTEM: Quais as melhores TICs-TACs?

Outra assunto: Eduardo já puxou o bonde dos etnógraf@s/participatory desing. Quem o acompanha? E quem assume as outras funções? 

#3

Dúvida "conceitual": a denúncia para a ouvidoria é feita de forma anônima? Se sim, a ideia do áudio requereria uma modificação na voz da pessoa, o que não sei se seria uma boa situação.

#4

Pelo que lembro a proposta do site surgiu depois de alguém falar que os terceirizados não tinham uma forma de expor os problemas/situações ocorrentes diariamente, porém dando uma olhada no site da ouvidoria notei que ele permite que você se identifique como terceirizado, por isso acho que o problema realmente esta na forma do terceirizado informar o que esta acontecendo ou na falta de divulgação da existência da ouvidoria.

#5

A questão da modificação da voz pode e deve ser uma opção se seguirmos as opções de denúncia do site da ouvidoria.

Bom ponto levantado pelo Marcos, porque como podemos ver na figura

qual será a CAUSA que move o nosso projeto colaborativo???

#6

O que reparei é que a interface parece meio complicada para alguém com pouco acesso à tecnologia. Além disso, talvez pudesse ser explicado melhor para o terceirizado com o que preencher cada lacuna (não entrei no site, então não sei se tem isso explicado).

#7

Olá acabei de conhecer Corais.org e por isso ainda não estou ambientado, desculpem  se a colocação estiver fora do fórum apropriado.
 

Pesquisei o termo 'ouvidoria' porque estou pensando em desenvolver um projeto que denominamos de Ouvidoria Cidadã.
Em síntese o objetivo é o de criar uma solução de Ouvidoria para que o Cidadão possa apresentar suas questões.

Uma equipe de ouvidores voluntários, se encarregaria de registrar as questões nas ouvidorias governamentais e empresariais facilitando para o cidadão que não encontra facilidades para se fazer ouvir.

Pensamos em criar indicadores que possam quantificar e qualificar os 'casos' abertos pontuando a eficiência e a eficácia das organizações às quais forem enviadas as questões.

Fundamental que o cidadão que tenha apresentado uma questão possa acompanhar em tempo real as atualizações dos 'casos' abertos.

Contexto: a Ideia surgiu durante nossas ações na Rede de Referência Divinópolis Sustentável e é uma ideia bruta. Precisamos desenvolver e espero avançar com o projeto na Corais.org.

Certamente deveremos criar um projeto aqui, mas resolvi enviar os comentários contando com indicações e orientações do colegas mais experientes.

Grato,

Wander Sena
wander [dot] sena [at] formavirtual [dot] com [dot] br


 

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.