Pular navegação

Análise de Contexto de Uso

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços

São Paulo

Cotia

Javascript is required to view this map.
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Análise de Contexto de Uso

Definição

A Análise de Contexto de Uso (CoU em inglês) é um método baseado em questionários, útil para a captura de informações sobre o contexto em que um produto, serviço ou sistema está ou estará inserido.

Os três principais produtos da Análise de Contexto de Uso devem surgir a partir das respostas para as seguintes questões:

  • Quem irá usar a aplicação (Usuários)?
  • O que eles realizarão com a aplicação (Tarefas)?
  • Onde eles usarão a aplicação (Ambiente)?

Quando utilizar

CoU pode ser aplicado tanto na fase de definição dos requerimentos quanto para a avaliação da usabilidade. No primeiro caso, o método deve ser aplicado logo no início do projeto, no momento da conceitualização: identificação do público alvo, definição de tarefas e onde o projeto será aplicado. Já no segundo caso, a Análise de Contexto de Uso pode ser aplicando no planejamento de quais aspectos da aplicação necessitarão ser testados e em quais circunstâncias.

Qual é o processo

O método deve ser aplicado em uma reunião com as pessoas envolvidas no projeto (stakeholders). Uma pessoa será responsável por coordenar as ações e uma outra deve ser responsável por anotar as informações, seja em uma planilha, post-its ou em um whiteboard. É importante que as pessoas presentes na reunião sejam apresentadas ao processo com antecedência, para que os trabalhos fluam melhor.

A primeira coisa a se discutir é o escopo do público: Quantos tipos de usuários existem? Quais os tipos de tarefas eles executam? Eles interagem com o produto sempre no mesmo ambiente ou isso varia? Não se deve entrar em muitos detalhes neste momento, isso deverá ser feito mais tarde. Caso não seja possível reunir todas as pessoas envolvidas nesta reunião, é possível fazê-la com um grupo menor e, paralelamente entrevistar pessoas chaves para o desenvolvimento do projeto.

Como o CoU é um processo iterativo, é possível que o resultado da análise sofra alterações a medida em que o projeto se desenvolve. Neste caso, é importante manter todas as versões da análise documentadas. Também é interessante que cada elemento identificado (tipo de usuário, tarefas e ambientes) receba uma avaliação de nível de importância a partir dos estudos feitos com os usuários finais.

Na fase de conceitualização, deve-se definir características:

  1. CRÍTICAS, que não podem ser alteradas ou deixadas de lado.
  2. IMPORTANTES, mas que pode ser alterado de acordo com exigências técnicas ou organizacionais.
  3. DESEJADAS (máquina dos sonhos), que indica uma expectativa de cenário futuro.
  4. SUPÉRFLUAS, que talvez seja melhor deixar de lado.

Nesta fase, é bom tomar os seguintes cuidados:

  • Não tente resolver problemas ou criar soluções, haverá um momento para isso em outra fase do projeto.
  • Não é aconselhável se aprofundar muito em detalhes na fase de captura de requerimentos. De qualquer forma, as questões e problemas que demandem mais reflexão devem ser anotados para serem discutidos no momento apropriado.

Na fase de avaliação do produto definirá:

  1. DEVE ESTAR PRESENTE no cenário de teste, ou o produto não seria testado adequadamente.
  2. É INTERESSANTE QUE FAÇA PARTE do cenário de teste, mas existem outros meios de se avaliar.
  3. ÚTIL SE FOR POSSÍVEL incluir sem grandes custos.
  4. NÃO PRECISA ser testado ou se o teste é MUITO COMPLICADO.

Quando não usar.

Quando se tratar de um projeto mais complexo e quando as informações necessárias não estiverem plenamente disponíveis, outros métodos devem ser aplicados anteriormente: Contextual inquire, Observação etnográfica, entrevistas, grupos de foco, etc.

Fluxo do método

Fluxo  do método de Análise do Contesto de Uso

Fontes:

http://www.ucc.ie/hfrg/emmus/methods/CoU.html

http://www.novagaia.co.uk/talents/techniques/context.html

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos