Pular navegação

Árvore do Conhecimento

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Árvore do Conhecimento

A Árvore do Conhecimento da Corais armazena conhecimentos disponíveis para execução de projetos, de forma colaborativa, como em um wiki. Tod@s podem contribuir e expandir o conhecimento da comunidade seja acrescentando ou corrigindo as informações disponíveis, bem como criar novos conhecimentos.

O formato wiki permite o mapeamento, a auto e a cogestão das tradições coletivas, mesmo que um projeto se acabe. Ao utilizar um dos métodos da árvore em um projeto, é criado um link que adiciona o método como referência no projeto. @s usuári@s marcam entre as opções "estou estudando", "já estudei" ou "sou especialista". Um exemplo de uso da árvore é o que a comunidade de design fez: os UXCards, um baralho de cartões de conhecimento para projetar experiências do usuário (UX). 

Os cartões possuem validação prática e ficam visíveis nos perfis, compondo a identidade cognitiva de indivíduos e grupos, valorizando seus conhecimentos e potencial para colaborar. Como forma de estímulo a produção @s participantes ainda ganham pontos na comunidade. Sendo público, os projetos na plataforma Corais se tornam uma espécie de portfólio online para as pessoas participantes, expondo os trabalhos de forma rápida.

imagem1.png

É uma forma de expor seus trabalhos de forma rápida. O grande diferencial deste portifólio gerado pelo Corais para os portifólios comuns, é que não se exibe só o resultado final mas sim todo o processo criativo que levou àquele resultado. Assim, dando maior respaldo a pesquisa e concepções realizadas no decorre do trabalho, já que tudo está documentado automaticamente. E como forma de estímulo a produção o participante ainda ganha pontos na comunidade.

O grande diferencial deste portfólio gerado pelo Corais é que todo o processo criativo que levou aos resultados é exibido. Esse processo cria uma base de exemplos de forma orgânica para cada um dos métodos disponíveis na Árvore do Conhecimento, dando maior respaldo a pesquisa e concepções realizadas no decorrer do trabalho, com tudo documentado automaticamente. 

A Árvore  do Conhecimento enseja uma nova possibilidade de construção de uma nova  sociedade: aprendente, redemocratizada, imbricada ao conhecimento em beta perpétuo, a partilha, ao remix, a cocriação, as coaprendizagens e a inovação, na economia criativa.

Ao utilizar um dos métodos da Árvore em um projeto, é criado um link que adiciona o método como referência no projeto. Assim se cria uma base de exemplos de forma orgânica para cada um dos métodos disponíveis. A vantagem é que pode-se consultar esta árvore enquanto se executa a tarefa e pode-se descobrir novos conhecimentos, inclusive, verificando as tarefas associadas a ele em outros projetos.

Várias instituições de ensino já utilizam a Árvore do Conhecimento para gerar material didático, sempre mencionando os créditos. A licença do conteúdo é Creative Commons Attribution, o que significa que você pode copiar e modificar o conteúdo para outros materiais didáticos. Embora não seja obrigatório, nos recomendamos que você dê retorno à comunidade que mantém à Árvore do Conhecimento, acrescentando ou complementando o seu conteúdo. Outra forma de ajudar é pedindo aos seus alunos que usem as ferramentas de projeto para desenvolver os projetos do seu curso, gerando assim conteúdo aberto sobre os projetos.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos