Pular navegação

Estimulando os pitacos

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Estimulando os pitacos

"Pitaco" é como chamamos no corais qualquer tipo de opinião, proposta ou sugestão  que alguém faz a partir de uma proposta de outra pessoa. Quando alguém vê algo que outra pessoa fez, fica mais fácil propor novas coisas.

Aqui no Corais buscamos fazer um design livre, que seja colaborativo e sem pitaco (a opinião de outras pessoas) fica difícil colaborar!

Estimular pitacos é uma maneira de dar o pontapé inicial de uma tarefa, veja estes dois exemplos:

Nestes dois exemplos, algum tipo de tarefa precisava ser realizada (como criar a capa para o livro ou fazer o projeto gráfico desse livro). Entretanto, para estimular os pitacos, não foi apenas dito "Como deve ser o projeto gráfico? ". Nestes casos, já foi desde o início proposta uma ideia ou uma série de ideias de como deveria ser. E os pitacos não apenas precisam 'melhorar' a ideia inicial, mas podem questionar e propor outras novas ideias radicalmente diferentes.

Essa ideia inicial pode ser só um rascunho, uma descrição, algo bem simples e rápido, pois não serve só para ver se as pessoas aceitam, mas também para estimular ideias divergentes. Uma ideia inicial com um rascunho (incompleto) de uma proposta dessa ideia pode estimular que outras pessoas se sintam a vontade pra dar pitacos e melhorar a ideia ou ainda para fazer a ideia seguir um caminho diferente e interessante.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos