Pular navegação

Mapa mental

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Mapa mental

Quando se deseja desenvolver uma ideia de forma estruturada, a ferramenta de mapa mental é uma boa pedida. Ela permite colocar ideias em formato de árvore, com itens e subitens. Quando se abre um novo mapa mental, ele já aparece um item de exemplo. Para modificar seu conteúdo, basta clicar duas vezes em cima. Para acrescentar um subitem, basta clicar no botão + no lado direito do item. Os itens podem ser arrastados de um lado para o outro da árvore, mas não é possível deixar itens soltos, sem conexão com a árvore.

Não esqueça de salvar

Esta ferramenta não funciona em tempo real, portanto, se dois usuários a editarem ao mesmo tempo, conflitos de conteúdo podem ocorrer. Para resolver isso, uma possibilidade é os participantes combinarem previamente em dado espaço - que pode ser o dos comentários e, a cada nova ação de edição, o editor registar primeiro, avisando aos demais. Lembre-se de salvar depois de fazer o mapa, pois não é automático.

Puxando posts automaticamente

É possível puxar informações de conteúdos de um projeto dentro de um mapa mental. No exemplo abaixo, os elementos cinzas são criados manualmente, enquanto os azuis e vermelhos são criados automaticamente. No canto inferior direito estão representados os conhecimentos marcados pelo usuário fred. Ao clicar em cima do conhecimento, abre-se a página com o conhecimento correspondente.

mindmap_example.png

Para puxar conteúdos dentro do mapa, primeiro, tenha a certeza de que essa opção está habilitada. Entre no link editar mapa e veja as opções Graphmind.

mindmap1.png

Após salvar o mapa, clique com o botão direito no elemento que será pai dos elementos puxados. Entre na opção Load Views List.

mindmap2.png

mindmap2b.png

Criando agrupamentos

Ao clicar em Toggle Cloud com o botão direito no elemento pai, cria-se um agrupamento visual em azul.

mindmap3.png

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos