Pular navegação

Texto colaborativo

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Texto colaborativo

A ferramenta Texto Colaborativo funciona como um pad na Plataforma Corais em que vários usuários podem trabalhar em um determinado texto ao mesmo tempo, além de disporem de um chat na barra lateral direita paradialogarem sobreo texto. No Corais os textos colaborativos tem sido utilizados para a criação de roteiros, elaboração de demandas de editais, escrita de capítulos de livros, reuniões com possibilidade de participação on line e acompanhamento de dias de trabalho.

Sobre demandas de editais, todos os que já pleitearam a algum deles sabe que há várias demandas desdeopções de multipla escolha, arquivos anexos e preenchimento de dados pessoais. Entretanto, a maioria deles exige também uma carra de textos que diz respeito a explicar a atuação do proponente ou de justificar o fomento para os financiadores.

No texto colaborativo pode-se discutir os pontos e revisar os textos, criando uma espécie de esboço para depois transferir o conteúdo para os formulários padrão em suas versões finais a serem entregues nos prazos exigidos. Um exemplo na plataforma é a parte da justificativa para o edital Funcultura Audiovisual 2014, feito pelo coletivo Tear Audiovisual http://corais.org/tear/node/79601. Primeiro os membros criaram um brainstorm como ponto de partida para o texto, depois foi construído o texto, com discussões e acertos pontuais dos membros.print_justificativa_edital_tear.png

Outra possibilidade já explorada no Corais é a possibilidade de escrever capítulos de livros. Seguindo os métodos de interação citados acima, o exemplo mais emblemático é o livro sobre a própria plataforma Corais, operado no projeto coLabor. Foram criados pad`s para cada capítulo do livro, sendo estes alimentados e revisados por todos os participantes http://corais.org/colabor/texts.

print_cap_ecosol.png

Nas reuniões via texto colaborativo do Corais, pode-se escrever a pauta na parte de texto e debater os assuntos via chat. Assim, a reunião pode ser feita em um local físico com alguns presentes e outros participando online de qualquer local domundo, ou mesmo todos participarem online. Segueo exemplo da reunião  de planejamento da produtora Colaborativa.pe http://corais.org/colaborativape/node/81541.

print_reuniao_colaborativa_pe.png

Outra possibilidade é a de fazer com que todos os membros de um determinado projeto ou mesmo de outros tenham acesso aos métodos de trabalho. Operar desta forma ajuda na transparência dos processos e no compartilhamento dos conhecimentos, sobretudo aqueles que se adquire fazendo. Com este objetivo o coletivo Tear audiovisual criou a thread Dia de Trabalho, em que se põe no título a Thread + a data + a tarefa a ser feita online. Esta metodologia traz autonomia e empoderamento mesmo a quem está longe físicamente http://corais.org/tear/node/81098.

print_diadtrabalho.png

Como vimos são muitas as possibilidades. Se vc ou seu projeto utilizaram os pad`sdo texto colaborativocompartilhem sua experiência, edite este conhecimento!

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos