Pular navegação

BUMBA MEU BOI EM NATAL

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons
Creative Commons

BUMBA MEU BOI EM NATAL

SINOPSE

Com elementos da cultura popular, o texto narra a trajetória de Chico, empregado numa grande fazenda e que acaba de receber um boi muito caro para cuidar. Já sua esposa, Catirina, está grávida e tem desejos estranhos, um deles é de comer a língua do boi mais caro e mais bonito da região. Chico hesita em atender o desejo da esposa, mas com medo de seu filho nascer com cara de boi, resolve arrancar a língua do animal, sendo tentado ainda belo Belzebu. A partir daí, arrependido, o empregado tem que recorrer ao sincretismo religioso para reverter o feito e não ser punido pelo Coronel, dono do boi. O texto está em cima das tradições populares, muito evidentes ainda na Região do Caparaó Capixaba e outras regiões brasileiras. 

O GRUPO

O Grupo Teatral “Gota, Pó e Poeira” surgiu em 15 de agosto de 1983,no Espírito Santo, quando um grupo de adolescentes e jovens do movimento da Igreja Católica resolveu montar trabalhos independentes do contexto religioso ou escolar, vendo no grupo uma possibilidade dessa realização. A partir daí, partiram para estudo de textos, pesquisas sobre o ato de fazer teatro e ainda de como estruturar um grupo. Nessa trajetória de 30 anos, os integrantes foram modificando-se, porém sempre em busca de oficinas, festivais, mostras, e intercâmbio. Hoje é uma referência no Estado do Espírito Santo, sendo um  dos grupos mais ativos das terras capixabas. Seu processo de criação nunca sofreu qualquer interrupção e somada às suas montagens, vieram projetos de circulação de espetáculo, realização de mostras, e ainda a organização do Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, que acontece anualmente

Pré-visualizarAnexoTamanho
bumba_meu_boi.jpg35.94 KB
leitura_dramatica.jpg197.98 KB
Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos