Pular navegação

Diagrama de descrição de página

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Diagrama de descrição de página

O diagrama de descrição de página (page description diagram) foi inventado em 1998 por Dan Brown para resolver um dilema: os wireframes que ele entregava para os clientes apenas emergiam discussões sobre layout e não ajudavam a discutir a arquitetura da informação do site. Mais que isso, os wireframes também incomodavam os designers, pois eram documentos que decidiam questões visuais comuns de serem trabalhadas por estes profissionais.

Como solução, os diagrama de descrição de página apontam decisões de arquitetura, em texto ou com especificações pontuais para funcionalidades do site, como no exemplo abaixo, de Dan Brown, onde os elementos estão dispostos por alta prioridade (na esquerda) até baixa prioridade (na direita).

Diagrama de descrição de Página de Dan Brown

Outro exemplo interessante é relatado no post Apple, IKEA and Their Integrated Architecture de Davide Potente e Erika Salvini, com vários diagramas de descrição de página como o abaixo:

Exemplo de diagrama de descrição de página

Mais informações sobre o diagrama de descrição de página (page description diagram) podem ser encontradas do post de Dan Brown no Box and Arrows, Where the Wireframes Are: Special Deliverable #3, e outros documentos disponibilizados pelo autor, como este PDF com um exemplo da descrição dos elementos de um site e o poster de 2002 enviado ao IA Summit de Baltimore: “Where the Wireframes Are: The Use and Abuse of Page Layouts in the Practice of Information Architecture.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos