Pular navegação

Jornada do Usuário (Customer Journey)

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Cartão do Conhecimento
Jornada do Usuário (Customer Journey)
Jornada do Usuário (Customer Journey)
Customer Journey é um método para estudar a maneira como um serviço é prestado ao usuário. Explora o modelo mental do usuário e seus padrões comportamentais, processos e caminhos vividos, traduzindo essa bagagem em experiência. Também visualiza o estado emocional do usuário numa determinada interação com o serviço.
Prestadores de Serviços

São Paulo

Javascript is required to view this map.
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Jornada do Usuário (Customer Journey)

Customer Journey é um método para estudar a maneira como um serviço é prestado ao usuário. Explora o modelo mental do usuário e seus padrões comportamentais, processos e caminhos vividos, traduzindo essa bagagem em experiência. Também visualiza o estado emocional do usuário numa determinada interação com o serviço.  

Animação introdutória

Tutorial em vídeo

Documentando uma jornada

Para fazer uma customer journey, é preciso observar a experiência do usuário. Se você não tiver como observar, veja outro método correlato, o service blueprint que visa projetar a jornada ao invés de entender como ela acontece hoje.

Os dados de observação devem ser agrupados em interações e etapas com o serviço e ordenados de acordo com a ordem cronológica. Pode ser utilizada uma sequência genérica, do tipo: 1) Conhecer, 2) Começar, 3) Usar, 4) Desenvolver e 5) Sair. Fotos e desenhos podem ser grandes recursos para visualizar cada etapa.  

Feita a linha do tempo, acrescentam-se as linhas de análise logo abaixo, com vários tipos de aspectos da experiência, dependendo do que foi coletado:

  • Os pontos de contato atuais
  • As motivações dos usuários naquela etapa
  • Estado emocional do usuário (geralmente em escala quantitativa)
  • Dores e ganhos 
  • Nível de satisfação do usuário
  • Pensamentos do usuário
  • Fatores críticos

A linha do tempo pode ser mostrada como um círculo caso seja utilizada apenas dois tipos de informação ou uma reta para vários tipos de informação, cada qual numa linha diferente.

Passo a passo

  1. Escrever em post-its ou papéis pequenos tudo o que o usuário faz com o produto/serviço atual, quais são os meios que ele utiliza e como ele se sente. Utilizar um post-it para cada ideia.
  2. Dividir uma folha de papel em colunas que representam a escala temporal da experiência e linhas que representam diferentes aspectos da experiência
  3. Colar os post-its nos espaços correspondentes, criando uma classificação dos passos. Acrescentar novos post-its onde for apropriado. Mover os post-it de um lado para o outro caso mude de ideia.
  4. Observar a sequência como um todo e preencher a linha de análise crítica. Utilize essa jornada para pensar que mudanças seriam interessantes nesta jornada.

Exemplos

legowheel.png

img_itau01_1240.jpg

start-colocando-em-prtica-a-gamificao-mjv-tecnologia-inovao-20-638.jpg

Pré-visualizarAnexoTamanho
moma_customer-exp-map.jpg6.58 MB
Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos