Pular navegação

Recomendacões de Usabilidade

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Recomendacões de Usabilidade

RECOMENDAÇÕES DE USABILIDADE

Os primeiros estudos relacionados ao uso de computadores por seres humanos datam da década de 1980, de lá para cá, muito tem sido feito na área de IHC. A importância da interação com as interfaces computacionais naquela época, não se mostrava tão evidente como nos dias atuais. Hoje os computadores são utilizados em praticamente todas as áreas, fazendo da interface, o principal meio de utilização dos sistemas por usuários comuns. Por esse motivo, pesquisas se voltam cada vez mais para as questões relativas às interfaces digitais.

A área de Usabilidade de Software tem apresentado crescimento considerável nas pesquisas. Atualmente existem muitos estudos de autores renomados internacionalmente que tratam de recomendações de usabilidade. Nielsen, Shneiderman, Bastien e Scapin, são alguns desses autores e estão inclusos nesta pesquisa.

A usabilidade de um sistema é atingida quando recomendações de usabilidade são obedecidas desde o projeto inicial. Quando isso ocorre, o sistema apresenta atributos relacionados à usabilidade como a facilidade de aprendizado, a eficiência de uso, a facilidade de memorização, a baixa taxa de erros e a satisfação subjetiva.

IMPORTÂNCIA DAS RECOMENDAÇÕES DE USABILIDADE

As recomendações de usabilidade são tão importantes como a própria usabilidade, pois é por meio daquelas que esta pode ser alcançada. De acordo com Andrade (2003), o desenvolvimento de interfaces gráficas deve seguir recomendações e critérios ergonômicos e da comunicação visual.

Santos (2006) destaca que interfaces desenvolvidas sem o atendimento aos requisitos de usabilidade levam a uma performance deficiente e a uma redução da qualidade da interação do usuário com um aplicativo.

Os projetos onde as recomendações de usabilidade são obedecidas têm maiores chances de serem bem elaborados e estruturados, colaborando para o menor esforço do usuário, ao diminuir, por exemplo, a realização de tarefas repetitivas e ao evitar que este se perca na navegação do sistema.

As recomendações são um importante guia para desenvolvedores de sistemas ao projetarem, testarem e finalizarem os softwares. Elas podem, e devem ser aplicadas desde o início do projeto, construindo estruturas e layouts que considerem aspectos de bom funcionamento, agradabilidade, facilidade de aprendizado, entre outros fatores. As recomendações também podem ser utilizadas para testar e avaliar os softwares, apontando situações inadequadas e propícias ao erro.

TERMOS EMPREGADOS PARA RECOMENDAÇÕES DE USABILIDADE

Vários são os termos empregados para representar recomendações de usabilidade e esta variedade costuma confundir estudantes e profissionais, como afirmam Preece et al.:

Os vários termos propostos para descrever os diferentes aspectos da usabilidade podem ser confusos. Geralmente são intercambiáveis e apresentam combinações diferentes. Algumas pessoas falam sobre princípios do design da usabilidade; outras sobre conceitos do design. (2005, p. 50).

Muitos são os termos utilizados para apresentar recomendações que guiem o projeto de interfaces computacionais para melhorar a usabilidade.

Entre eles, podem ser apresentados: Critérios Ergonômicos de Usabilidade (Bastien e Scapin, 1993); Diálogo Homem-Máquina (Dul e Weerdmeester, 1991); Regras de Ouro (Shneiderman, 2005); Princípios Gerais e Heurísticas (Nielsen, 1994); Guidelines ou Guia de Estilos (Dias, 2007 e Winckler, 2001); Princípios de Usabilidade (Jordan, 1998 e Preece et al., 2005);

O Quadro 1, retirado de Preece et al., (2005, p. 50), explana as

diferenças sobre alguns dos termos utilizados para recomendações de usabilidade.

http://www.faac.unesp.br/posgraduacao/design/dissertacoes/pdf/mileni_kaz...

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos