Feature Checklist

É um método bastante simples e rápido de se aplicar e auxilia a equipe desenvolvedora a entender quais funcionalidades são mais utilizadas e apreciadas pelos usuários.

Uma lista com todas as funcionalidades do produto deve ser feita e os usuários são solicitados a marcar quais delas são usadas ou não.

É possível solicitar a freqüência na quais as funcionalidades são usadas e também funcionalidades que os usuários não utilizam mas gostariam de saber como usar, ou seja, possuem um interesse mas por algum motivo não utilizam e a tarefa posterior é descobrir então os porquês.

Para isso, após completar o Feature Checklist perguntas podem ser feitas ao usuário estimulando-o a verbalizar sobre suas impressões sobre as funcionalidades assinaladas e não assinaladas.

O método Feature Checklist também pode ser aplicado no contexto real de uso, em formato de entrevista perguntando ao usuário sobre cada uma das funcionalidades do produto. Neste caso as impressões do usuário sobre cada item é dado no momento.

Referência: An Introduction to Usability – Capítulo 5 Patrick W. Jordan