Pular navegação

Sitegrama

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Cartão do Conhecimento
Sitegrama
Sitegrama
Neste diagrama cada entidade é uma página ou opção de um menu e as ligação representam links. A vantagem de fazer um diagrama como esse ao invés de usar um documento de texto é a visualização do todo em relação às partes. É possível verificar a coerência do esquema de navegação com rapidez, simulando a navegação com movimentos rápidos do olhar. Em geral sua representação é hierárquica.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Sitegrama

O Sitegrama é um diagrama das páginas de um website, mostrando como se dá a navegação entre elas. Por esse fim, é também chamado de Diagrama de Navegação ou Sitemap. 

No Sitegrama, cada entidade é uma página ou opção de um menu e as ligação representam links. A vantagem de fazer um diagrama como esse ao invés de usar um documento de texto é a visualização do todo em relação às partes. É possível verificar a coerência do esquema de navegação com rapidez, simulando a navegação com movimentos rápidos do olhar. 

Em geral, a representação é hierárquica:

Diagrama de navegação para o portal UFPR

Mas podem haver outras relações de fusão e agrupamento, demonstrando a atuação de filtros, links fora dos menus, seções relacionadas e etc. O sitegrama abaixo demonstra um sistema de navegação facetada, em que é possível navegar por assunto ou por tipo de conteúdo. Veja mais detalhes sobre como foi feito.

Sitegrama proposto ao site Flashmasters.net

Quando o website tem pequena quantidade de conteúdo ou deseja-se demonstrar a possibilidade de navegação fluida, é possível fazer sitegramas em formato de rede de nodos, tal como explicado nesse tutorial. Também é conhecido como Spider Diagram.

É importante mencionar que o sitegrama não deve tentar mostrar todas as ligações possíveis entre as páginas, pois isso faria o diagrama ilegível, tal como no exemplo criado por Michael Zuschlag.

Ferramentas utilizadas para fazer Sitegramas:

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos