Mágico de Oz (Wizard of Oz)

Técnica utilizada em testes de produtos para economizar recursos de produção. Ao invés de esperar que o protótipo esteja funcional para realizar testes, um operador humano funciona como computador (o mágico de oz), processando os resultados e posicionando as telas para o usuário.O mágico de oz pode ser mostrado ou não ao usuário. Pode-se usar ferramentas como VNC para controlar o computador do usuário à distância.

O importante é não quebrar a ilusão de que se trata de um sistema funcional. A pessoa que funciona como mágico de oz deve treinar bastante para não se confundir com os comandos e respostas. 

Um exemplo clássico de uso da técnica é o Mechanical Turk, uma máquina de jogar chadrez do século XVIII que chegou a enaganar famosos como Napoleão Bonaparte e outros. Dentro da caixa estava escondido um jogador de chadrez especialista e através de mecanismos especiais ele conseguia ler o jogo e mover as peças no tabuleiro.

Exemplos

O aplicativo Cooko utilizou essa técnica para validar suas sequências de comandos de voz.

O famoso projeto da Multitouch Barcelona brinca com a técnica de Mágico de Oz com um sistema que finge que existe um operador humano.

A interface de voz do jogo Robô sem Sentimentos foi prototipado usando a técnica Mágico de Oz usando Skype.

O protótipo de Os Tongos também usa a técnica.

Parecido com Os Tongos, o projeto ABC Sampler utilizou também a gravação de sons do computador.

Esse protótipo de jogo para a plataforma Eye Toy da Sony mostra no final como o protótipo é operado.

Exemplo de uso da técnica para prototipação de funções mecânicas.