Prevendo as Manchetes do Ano Seguinte (Predict Next Year's Headlines)

E aí? Quais serão as manchetes sobre sua empresa no ano que vem?

Esta é uma técnica que permite identificar aonde o cliente quer que a sua empresa esteja. É similar, segundo este site, ao exercício de escrever seu próprio obituário. Visa estabelecer aonde se quer chegar, ou seja, enxergar aonde se quer chegar e depois poder traçar com maior precisão uma estratégia para se alcançar esta meta.

Jornal

Método

Como: Convide o(s) cliente(s) para projetar sua companhia no futuro, identificando como eles querem desenvolver e sustentar as relações com seus consumidores.

A idéia de "prever as manchetes do ano seguinte" é um recurso para que o cliente possa ver sua empresa com algum distanciamento, e se imaginar como um jornalista escrevendo uma matéria de sua empresa. Assim, é possível que seja imaginada, de forma mais lúdica, a história que a empresa estará escrevendo e que caminho ela está traçando.

Porquê: Os tópicos que forem definidos podem ajudar os clientes a decidir quais questões de design devem prosseguir no processo de desenvolvimento de produtos.

O método ajuda com que o cliente explique o que ele espera para sua empresa, e, assim, o designer pode oferecer um trabalho de acordo com o direcionamento que a empresa tem, mesmo que este não esteja explícito.

Cartão da IDEO resumido: Predict Next Year’s Headlines
How: Clients to project their company into the future, identifying how they develop/sustain customer relationship. Why: Helps clients to define which design issues to pursue in product development.

Exemplos de utilização do método

Exemplo da IDEO: A IDEO, no projeto de uma página de intranet para técnicos de informação, chamaram o cliente para definir e clarear seus objetivos de negócio para lançamentos imediatos e futuros.

Exemplo em Computação Pervasiva: As pesquisas em Comunicação Pervasiva costumam prever cenários onde a computação esteja permeando as cidades e toda a sociedade, e imagina-se os efeitos que ela pode causar.

Sugestões para o método

Este método pode ser utilizado para possibilitar idéias criativas entre os colaboradores de um projeto. Pode-se pensar nas manchetes do ano seguinte, imaginando em um ambiente possível caso as principais manchetes fossem "ao contrário". Exemplo: Se, em 2008 a Apple lançou o iPhone, imaginar que em 2009 artefatos como o iPhone será proibido. Como seria a comunicação neste ambiente?

Outra sugestão é trabalhar um "benchmark" futuro, prevendo como serão as manchetes das empresas concorrentes e como a empresa do cliente quer se encaixar entre elas.