Pular navegação

Sumário de Discussões (Discussion Pack)

Ajuda
Licença do Projeto
Todos os direitos reservados.
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Sumário de Discussões (Discussion Pack)

Discussion Pack é uma ferramenta que estimula a discussão em grupo sobre assuntos que são tema de pesquisa. Ele é utilizado especialmente em situações onde o assunto tratado é complexo, polêmico e/ou inovador. A maior vantagem de utilizar discussion packs é dar a oportunidade às pessoas de discutirem e refletirem com cuidado para ter uma opinião bem definida ao ser questionado sobre o assunto.

O estímulo à discussão é feito através de materiais de auxílio, como a apresentação de tópicos principais sobre o tema, diferentes pontos de vista, diagramas, personagens, cenários e futuras possibilidades. Essa apresentação pode ser feita de forma presencial - reunião - ou por veiculação impressa ou digital - mala direta ou website com informações - ambos com formulários para as respostas.

As informações geradas da discussão são melhor aproveitadas numa reunião com um número relativamente pequeno de pessoas, onde há maior envolvimento dos participantes. Devem ser formados grupos de discussão e somente depois as opiniões são trocadas entre todos. Mesmo não sendo o usual, em alguns casos uma pessoa assume o papel de mediador da discussão, que serve para dar chance a todos de falar seu ponto de vista.

Além disso, todo o processo dos discussion packs deve ser registrado, principalmente quando houver diferenças entre opiniões. Dessa maneira poderá haver um excelente aproveitamento de todo o feedback gerado.

Para que o uso desse método seja feito de uma maneira organizada, é aconselhável que cada grupo escolha um único representante que fale por todos e responda a quaisquer perguntas. Apenas é preciso tomar cuidado para que não haja muita simplificação na maneira com que cada grupo apresenta suas idéias.

Checklist do Método Discussion Pack:

  • Analisar a quantidade de pessoas que participará do método e quantos grupos poderão ser formados.

  • Preparar informações de base para discussão - tópicos, pontos de vista, diagramas, personagens e cenários, futuros possíveis.

  • Definir algumas perguntas principais.

  • Realizar a discussão em grupos.

  • Cada grupo deve escolher um representante para explicar sua opinião.

  • Estimular a conversa entre os grupos.

  • Fazer o registro da discussão (o registro também pode ser feito através de formulários).

Exemplo

Método aplicado finalizando uma Oficina Participativa no Projeto Alfabetização Digital.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos