Questionários (Surveys)

Utilizando páginas web com formulários, é possível colher dados de uma grande quantidade de usuário num prazo relativamente curto, porém, se o formulário tiver muitas perguntas, os usuários podem desistir de preencher.

O Questionário Online é uma forma rápida de mapear dados sócio-demográficos dos usuários, suas relações objetivas com a empresa e seus produtos.

Questionários permitem descobrir quais são as expectativas do usuário e projetar para atendê-las, descartando idéias mirabolantes que nunca iriam dar certo.

O pesquisador recebe uma lista de informações que o cliente gostaria de obter com as entrevistas, bem como o briefing e especificações iniciais do projeto. Com base nas necessidades do cliente, o entrevistador elabora um planejamento da pesquisa especificando a amostragem do público, a abordagem e o resultado previsto.

Os questionários podem ser mais quantitativos, quando as estatísticas são mais importantes, ou mais qualitativos, quando a profundidade é mais importante. Por contar com uma amostragem maior e mais selecionada, questionários quantitativos são mais precisas e mais caras. Os qualitativos são mais fáceis de serem organizados e geram informações mais completas e aprofundadas, porém, não servem para generalizações.

O resultado dos questionários é um relatório com gráficos (caso possua dados quantitativos) e explicações das respostas dos entrevistados. Dependendo do tipo de entrevista, é possível gerar recomendações de usabilidade a partir dos dados encontrados.

Ferramentas para aplicação de questionários: