Pular navegação

Questionários (Surveys)

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Cartão do Conhecimento
Questionários (Surveys)
Questionários (Surveys)
Série de perguntas sobre perfil sócio-demográfico (idade, sexo, renda, etc), hábitos, preferências e expectativas dos usuários. O questionário é rápido para ser elaborado e pode ser enviado a muitos usuários ao mesmo tempo, porém a taxa de retorno é, em geral, baixa.
Prestadores de Serviços

Belo Horizonte

Javascript is required to view this map.
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Questionários (Surveys)

Utilizando páginas web com formulários, é possível colher dados de uma grande quantidade de usuário num prazo relativamente curto, porém, se o formulário tiver muitas perguntas, os usuários podem desistir de preencher.

O Questionário Online é uma forma rápida de mapear dados sócio-demográficos dos usuários, suas relações objetivas com a empresa e seus produtos.

Questionários permitem descobrir quais são as expectativas do usuário e projetar para atendê-las, descartando idéias mirabolantes que nunca iriam dar certo.

O pesquisador recebe uma lista de informações que o cliente gostaria de obter com as entrevistas, bem como o briefing e especificações iniciais do projeto. Com base nas necessidades do cliente, o entrevistador elabora um planejamento da pesquisa especificando a amostragem do público, a abordagem e o resultado previsto.

Os questionários podem ser mais quantitativos, quando as estatísticas são mais importantes, ou mais qualitativos, quando a profundidade é mais importante. Por contar com uma amostragem maior e mais selecionada, questionários quantitativos são mais precisas e mais caras. Os qualitativos são mais fáceis de serem organizados e geram informações mais completas e aprofundadas, porém, não servem para generalizações.

O resultado dos questionários é um relatório com gráficos (caso possua dados quantitativos) e explicações das respostas dos entrevistados. Dependendo do tipo de entrevista, é possível gerar recomendações de usabilidade a partir dos dados encontrados.

Ferramentas para aplicação de questionários:

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos