Pular navegação

Observação Sistemática

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Observação Sistemática

Observação Sistemática é um método utilizado para compreender como funciona uma determinada atividade ou tarefa. O pesquisador observa as etapas de um processo, as ferramentas utilizadas, as dificuldades que aparecem, as conversas e resultados do trabalho.

A Observação Sistemática é guiada por um objetivo definido, uma coisa que se deseja saber sobre aquela atividade. A observação é feita repetidas vezes até que se tenha suficiente evidências para afirmar tal coisa. 

A Observação Sistemática pode ser utilizada para fazer Mapeamento Comportamental, Análise da Tarefa ou Análise da Atividade.

Fly on the wall

A técnica Fly on the Wall consiste no pesquisador agir como se fosse uma mosca na parede: ele apenas observa e registra o comportamento do usuário na execução da atividade, sem interferir em suas ações.

Esse técnica, indicado para uma fase mais inicial da pesquisa, é eficiente para ver o que de fato os usuários fazem numa situação real, e como se comportam dentro desse contexto, ao invés de apenas aceitar e confiar em suas opiniões e observações acerca da tarefa, ou mesmo em suposições por parte do designer.

Além disso, trata-se de um método de baixo custo, que possibilita observar e analisar questões acerca da usabilidade de um artefato específico, e também para análise de determinada tarefa.

As principais diferenças deste método para com o teste de usabilidade, por exemplo, são no ambiente e na forma de interação com o usuário. Enquanto no teste de usabilidade o ambiente é controlado e monitorado e há um profissional que fica ao lado do usuário para atendê-lo, no método Fly on the Wall o ambiente é o próprio ambiente de uso do artefato ou realização da tarefa, e não há interação do observador com o usuário.

Aplicando este método numa sala de cirurgia, os designers da IDEO acompanharam um transplante de órgão, o que lhes permitiu incorporar idéias para um dispositivo de transporte que estavam desenvolvendo.

Este outro exemplo mostra com detalhes a aplicação deste método e os resultados obtidos.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos