Pular navegação

Brainstorming

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Cartão do Conhecimento
Brainstorming
Brainstorming
Brainstorming (“tempestade de idéias”) é uma atividade desenvolvida em grupo para explorar a potencialidade criativa de cada indivíduo, gerando novas idéias, conceitos e soluções para um problema qualquer pré-estabelecido, num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Brainstorming

80_635_400_1_1.jpeg

Brainstorming (ou "tempestade cerebral", “tempestade de idéias”) é uma atividade desenvolvida em grupo para explorar a potencialidade criativa de cada indivíduo, gerando novas idéias, conceitos e soluções para um problema qualquer pré-estabelecido, num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação.

A técnica criada por Alex Osborn (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alex_Osborn), -publicitário norte americano, é utilizada quando se deseja, em um curto período, gerar uma grande quantidade de idéias sobre um assunto ou tema específico, possíveis causas ou soluções para um problema, abordagens que podem ser usadas, ou ações a serem tomadas.

Tutorial em vídeo

https://

Como fazer

Um dos pontos de maior importância é definir claramente o problema ou assunto para o qual se buscam idéias e assegurar que todos tenham compreendido, evitando que se tomem rumos errados durante a atividade.

A partir de então busca-se gerar o maior numero de idéias livres de julgamentos ou críticas, sem desprezar qualquer idéia gerada e combinando idéias novas com outras apresentadas anteriormente, num curto intervalo de tempo, que pode durar mais ou menos 15 minutos dependendo da complexidade do tema. Usualmente, é uma atividade realizada em equipe, mas pode também ser realizada individualmente.

brainstorm.jpg

Terminada a etapa de geração de idéias é necessário que as idéias tenhas seu significado claro e sejam entendidas por todos. Idéias com o mesmo significado devem ser combinadas ou uma delas eliminada. As idéias então são reunidas e classificadas em categorias procurando combinar as similares e selecionando as melhores que serão analisadas e aprimoradas para serem então aproveitadas.

Uma variação da técnica de Brainstorming é o Brainwriting onde as idéias são anotadas em silêncio em post-its, que são afixados na parede para que possam ser visualizados facilmente todo o grupo.

8471963889_137ed51882.jpg

Passo a passo

  1. Reúna sua equipe e verifique quem se disponibiliza a ser o anotador de ideias. Essa pessoa irá anotar todas as ideias que forem faladas numa folha de papel ou caderno. Esta pessoa deverá evitar de dar ideias e se concentrar em anotar para não perder nenhuma ideia. Os demais participantes podem desenhar ou escrever suas ideias em folhas de papel soltas.
  2. Sempre que alguém tiver uma ideia, ela deve ser encorajada a grudar sua ideia na parede com a fita crepe. Isso é importante para que as outras pessoas desenvolvam melhor a ideia. 
  3. Observe a ideia proposta pelo seu colega e tente continuar, acrescentar ou gerar uma alternativa similar. Escreva a sua ideia num papel diferente e cole próximo da ideia do colega. Quanto mais ideias relacionadas tiver na sua parede, mais novas e boas ideias vocês terão em grupo. Para que isso aconteça de maneira fluida, todos devem evitar fazer críticas às ideias propostas.
  4. Quando a sua equipe não tiver mais nenhuma ideia e a energia da equipe baixar, pare de escrever ideias e observe o que vocês produziram coletivamente. Agora, para selecionar as melhores ideias, cada participante deve votar em 3 ideias favoritas marcando com a caneta um ponto nas ideias escolhidas. A ideia que tiverem mais pontos serão as melhores.
Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos