Pular navegação

Bodystorming

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Bodystorming

Definição

Bodystorming (tempestade corporal) é um método participativo onde envolvemos todo o corpo no processo de geração de alternativas. É considerado uma variação do brainstorming, sendo que a diferença é que os participantes desenvolvem idéias interagindo fisicamente com cenários ou objetos reais ou imaginários. Desta forma o grupo alcança um nível mais alto de percepção espacial. Se surgir alguma idéia ao longo desse processo, ela pode ser rapidamente testada representando-a por alguma posição ou movimento.

Aplicação

O bodystorming é usado para compreender situações que envolvam relações entre as pessoas, localidades, serviços ou objetos. O seu caráter dinâmico gera uma resposta rápida para cada idéia que é lançada no grupo. Ao realizar um bodystorming, o aspecto emocional é levado em grande consideração. Além desse lado emocional, o método sempre é feito levando em conta que o ser humano é um indivíduo que vive numa comunidade, e não se deve pensar só nele como um ser isolado.

Encenações

Recomendações

Com relação ao projeto, esse método funciona melhor se for feito após uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto, para que o grupo já entenda as necessidades específicas dos usuários. O bodystorming traz como vantagem o fato de adiantar a descoberta de alguns problemas de projeto que só seriam percebidos bem mais tarde, na fase do protótipo. Esse método requer uma observação cuidadosa, para que cada ação seja registrada.

O “segredo” do bodystorming é usar a imaginação para fantasiar como seria se o produto já existisse efetivamente, pronto para ser usado.

Processo

Construa

Selecione um contexto ou desafio. Levante-se e aja fisicamente para interpretar as possíveis interações.

O improviso é um fator importantíssimo para que a criatividade tenha espaço. Mesmo assim, podem ser seguidos scripts de situações comuns para dar início ao bodystorming.

Questione

O bodystorming deve ser usado como uma ferramenta colaborativa. Questione as necessidades de cada movimento realizado por você ou pelos outros participantes.

Analisando cada parte do bodystorming como atos isolados, estes poderiam ser aplicados em outros contextos?

Compartilhe

Discuta suas conclusões com o grupo. Use as experiências usadas no bodystorming como contribuição ao projeto.

Exemplos

Image

Imagens de bodystormings onde foram abordados sistemas de organização urbana que são geralmente usados nas cidades. (Projeto Urban Tapestries desenvolvido pela Proboscis em parceria com colaboradores como a LSE - London School of Economics).

Image

Neste workshop sobre novas interfaces para expressão musical realizado em Vancouver Canadá foi realizado um bodystorming com o objetivo de pensar em oportunidades que reunissem música e mobilidade.

Image

Fotos de um brainstorming realizado pela IDEO para geração de idéias para um novo avião. Na IDEO, bodystorming significa "living the customer's story".

Vídeo

O bodystorming foi utilizado para criar novos games de dança numa das aulas da pós-graduação Faber-Ludens/Fisam/UnC.

Também para jogos de karatê usando os controles do Nintendo Wii.

Fontes

http://www.spaceandculture.org/2004/11/16/play-and-bodystorming/
http://mobilecommunitydesign.com/2006/02/bodystorming-and-brainstorming....
http://proboscis.org.uk/bodystorming/

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos