Pular navegação

Dados e ícones

Ajuda

Dados e ícones

Etiquetado:

Olá!! Seguem os arquivos com os dados e arquivos de ícones. Os arquivos de ícones vão novamente pois alguns precisaram ser renomeados e outros foram coloridos.

Tivemos alguns problemas de configuração de texto. Por vezes alguns caracteres viraram símbolos... Também tivemos problemas com a disponsicao, alguns dados mudavam de colunas...dessa forma retirados todas as vírgulas.

Todos os arquivos foram em um único .rar pois são muitos arquivos. Qualquer dúvida é só falar!

abs,
Suellem

Pré-visualizarAnexoTamanho
arquivos_dados.rar492.79 KB

Comentários

#1

Olá! Identifiquei um erro nosso no título de uma das colunas das planilhas de direito à educação. Como faço? reenvio todas as planilhas com o título correto ou vocês podem modificar? É um erro pequeno: Existem duas colunas uma com o título "laboratorio_informatica" e outro "sala_informatica"... o segundo ("sala_informatica) esta incorreto, é na verdade "bilioteca"

abs,

Suellem

#2

OK, Suellem, eu corrijo "sala de informatica" para "biblioteca"

#3

Suellem

os ícones não estão legais. Eles precisam ter fundo transparente e precisam estar centralizados e sem bordas nem margens. O ideal é que eles tenham todos as mesmas dimensões, como 48 x 48 pixels. Os ícones de Educação e Saúde estão OK, basta seguir esse padrão. Em "Vida Segura das Mulheres" tem uma pasta "Nova Pasta" com nomes fora do padrão. Eu não vou considerar subpastas, então se esses ícones fazem parte dos mapas, por favor coloque no mesmo diretório dos demais e padronize os nomes, ok?

#4

Suellem

começando por Saúde, cujos ícones estão OK, percebo o seguinte. Os campos no CSV enviado são:

icone,conjunto_direitos,dimensao_cidadania,direito,nome,uf,municipio,endereco_logradouro,endereco_cep,endereco_numero,endereco_complemento,endereco_bairro,latitude,longitude,dependencia,classifcacao,observação

mas os campos que esperamos, como consta em http://corais.org/incid/node/88478 são:

icone, direitos, nome, uf, municipio, endereco_cep, endereco_logradouro, endereco_numero, endereco_complemento, endereco_bairro, latitude, longitude, dependencia, classificacao, observacoes

A uf deve ser "RJ". Os nomes dos campos não devem ter acentos gráficos. Os dados, como classificacao, podem ter acentos, p.ex. "Atenção Básica" (é bom ter, pq aparece p os usuários).

Preciso entender por que vocês criaram 3 campos para os direitos (conjunto_direitos, dimensao_cidadania, direito), quando incialmente previmos um só campo para isso: direitos. Para indicar uma lista, é preciso utilizar outro separador, p.ex. "+".

Sugiro que a gente feche Saúde e utilize como padrão para todos os direitos. Você teria disponibilidade para nos falarmos na segunda-feira? Se sim, em qual horário?

abraço, André

#5

Suellem, boa tarde, tudo bem?
 

Quando seria possível nos reunirmos para alinhar os pontos acima, relativo aos ícones e ao formato dos arquivos? Do ponto de vista da construção e ajustes, esgotando a lista de "a-fazeres" (to-do, backlog), consideramos concluída na quarta-feira passada. O que falta agora é aplicar a última versão dos ícones e fazer a carga completa dos dados, o que consideramos importante também para os últimos testes e validações.

abraço, André

#6

Olá André,

desculpe me a demora na resposta, mas como a identificação de correção dos ícones tivemos que solicitar essa reconfiguração ao consultor que fez os ícones. Estamos no aguardo dele (que nos envie isso). Em relação aos ajustes...não tenho certeza, pois aparece somente 3 municípios (dos 14) no menu. É assim mesmo? Quando colocarmos nos demais municípios eles aparecerão no menu? 

Estamos no aguardo dos ícones para envio junto com as tabelas.

abs,

Suellem

#7

Bom dia,

segue em arquivo único csv os dados de direito à saúde. Fiz as mudanças no "cabeçalho" (icone/direitos/.../observacoes) e a alteração no conteúdo da coluna "direitos".

 abraços, Suellem

#8

Boa tarde,

Segue em arquivo único csv os dados do direito à educação. Gostaria que retirassem da modelagem de dados a coluna "capacitacao". É um dado que nunca incluímos.

abraços, Suellem

#31

boa tarde

Suellem, nesse arquivo as colunas "rede" e "dependencia_administrativa" deveriam ter os valores:

rede: Comunitária, Privada, Pública

dependencia_administrativa: Estadual, Federal, Municipal

a coluna dependencia_administrativa só faz sentido quando a rede é pública, senão deveria ficar em branco.

Mas no arquivo enviado tá bem misturado... Vou "corrigir" aqui, para preencher como descrito acima, OK?

#32

educacao_geral.csv importado, OK.

#9

Segue agora o de Direito à Segurança (Vida segura das Mulheres).

abraços,

#10

Suellem, boa tarde,

com relação a saúde (era legal fechar primeiro saúde e usar como padrão, mas ok, vamos lá):

a. percebo que os campos estão separados por tabs, ok, vou assumir como padrão.

b. vou tomar como padrão para os nomes dos classificadores somente a primeira maiúscula, mas com acentuação, p.ex.:
"Cidadania garantida: Direito à saúde", "Atenção básica", "Média complexidade" etc. OK?

c. saude_geral.csv: linha 237 estava "quebrada" no nome. Corrigi aqui, mas peço que perceba aí o q pode ter provocado isso.

abraço, André

#11

Suellem, bom dia,

ainda com relação a Saúde, importei os dados, mas percebo que faltam os seguintes ícones (PNGs), referidos no arquivo:

Associacoes
EspacosOuGruposReligiosos
GruposComunitarios
GruposIdentarios
GruposSocioambientais
GruposSocioideologicos
Ong
PartidosPoliticos

Peço que note ainda que é importante manter o padrão de nomes. P.ex. o arquivo traz "CentrodeEspecialidades" mas o nome da imagem é "CentroDeEspecialidades.png". Eu corrigi esse arquivo quanto a isso, mas por favor perceba o que pode ter provocado a diferença.

abraço!

#13

Somente São Gonçalo está assim. Isso aconteceu pois em um município específico, eles escolheram colocar algums Espaços de Cidadania (do direito à participação em saúde), mas eles são lidos como direito à saúde. Estamos no aguardo do design (que está reconfigurando os ícones de participação e cultura). 

Estou repassando osnomes dos ícones também. abraços,Suellem

#12

Suellem, bom dia, prosseguindo...

com relação a Vida Segura das Mulheres, percebo:

1. faltam ícones "Servicos*" (tudo q começa com "Servicos...").

2. alguns "uf" estão como "Rio de Janeiro" (posso contornar aqui).

3. na classificação, temos:

"Espaço de cidadania"
"Espaço de Cidadania"
"Percepção da Cidadania Ativa"
"Serviço especializado"
"Serviço Especializado"
"Serviço específicos para Mulheres Trans"
"Serviço não especializado "
"Serviço não especializado"

posso resolver as diferenças de caixa, acentos etc. Mas a classificação de níveis de serviço a princípio só espera os valores:

"Espaço de cidadania"
"Serviço especializado"
"Serviço não especializado"

de forma que:

"Percepção da Cidadania Ativa" (direito) e
"Serviço específicos para Mulheres Trans" (ícone)

serão desprezados.

OK? Realmente estão incorretas essas classificações e devemos descartá-las?

abraço, André

#14

Seguem os ícones de Mulheres (esses mapas além dos ícones próprios das mulheres há uma parte dos de participação assim como no mapa de saúde de um dos municípios...estamso no aguarda de receber os ícones). Vou prestar mais atenção à uf (confusão com tantos dados para mexer e rearrumar em uma única planilha).

Incluir essas classificações irá mexer no sistema? Se não. gostaríamos de manter essas classificações. 

Serviço específicos para Mulheres Trans já possui um ícone que é uma bolinha coloridinha.

Os que indicam na coluna icone RegiaoExploracao e ViolenciaGenero tem dois ícones com tamanho maior (duas setas) um pouco maior que o dobro do tamanho dos demais ícones para dar visibilidade.

abraços,

Suellem

#16

OK, Suellem,

importei mulheres_geral.csv. Mantive as classificações. O seguinte estabelecimento:

NEGROS GONÇALENSES EM AÇÃO (NEGOA)

está com a localização incorreta (22.8039254, -42.9907056), que fica no mar. Despubliquei esse ponto (coloquei como rascunho que precisa de revisão). Vc pode me passar as coordenadas corrigidas ou corrigir pela ferramenta na sexta. Acho que é um teste interessante você, como pesquisadora, corrigir a localização de um ponto.

#23

Ok! uma ótima ideia. Fiz isso, coloquei o endereço e no mapa que aparece abaixo do formulário a locaizaçãoapareccoreta, mas quando peço para pré vsualzar aparece no mar. Não entendo como no formulário aparece localzação correta e na pré-visualização o ponto cai no mar.

As coordenadas corretas são: -22.804036 -42.991000

#26

Oi, Suellem, boa tarde, quando eu editei o rascunho e tentei pré-visualizar ele primeiro me pediu para entrar o CEP, que é campo obrigatório; eu pesquisei no site dos Correios e coloquei o valor: 24715-381. Pedi para pré-visualizar e ele ainda me mostrava o ponto antigo (no mar). Salvei as minhas edições, aí ele passou a mostrar corretamente na pré-visualização e na apresentação da página. É um defeito: a pré-visualização não está considerando a localização nova do ponto. Vou pesquisar como corrigir isso (pode ser uma correção difícil de fazer).

Tem algumas coisas que eu preciso comentar aqui: 1. depois de digitar o endereço, a gente pode corrigir a localização que o sistema sugere arrastando o pininho no mapa. 1.1. acho legal vc criar um ponto manualmente p ver como está. 2. quando uma pesquisadora faz a revisão de uma alteração, além de salvar ajustes e correções, precisa também "publicar" a nova versão. Quando um participante (cidadão) sugerir alguma mudança ou um novo ponto, o sistema vai criar uma nova versão no estado "precisa de revisão", e esse item vai aparecer no painel dos pesquisadores, para que eles exerçam a "moderação". Até que o rascunho seja revisado, corrigido e publicado, a versão atual dos dados continua pública. Por favor perceba na página de edição do ponto, logo no começo do formulário, o item "Selecione o estado de moderação". Depois de revisar, o pesquisador precisa marcar como "Publicado". Aí vai para o ar, no mapa da tela inicial. O item pode também ser "arquivado" (desprezado).

#28

Suellem, boa tarde, corrigi a pré-vizualização para apresentar o novo endereço / ponto no mapa. abraço

#15

Segue em anexo em arquivo único o Direito à participação. abs,

Para este arquivo os ícons estão sendo refeitos no formato solicitado.

Suellem

#17

Suellem, prosseguindo...

noto apenas três problemas em participacao_geral.csv, que vou resolver por aqui (mas pelo que perceba por aí o que pode ter gerado):

"Coopertivas" em lugar de "Cooperativas", "GruposIdentarios" em lugar de "GruposIdentitarios" e às vezes "Casimirio de Abreu" em lugar de "Casimiro de Abreu".

Espaços nas coordenadas.

abraço

#19

Suellem

em Participação há mais de cem pontos com a localização incorreta (no mar). Por favor revise os dados (considerando tb as observações anteriores) e envie o arquivo novamente, ok?

abraço

#20

Suellem

tem mais uma coisa: infelizmente o Drupal (a plataforma que a gente escolheu para desenvolvert a ferramenta) tem um limite interno de 128 caracteres para o comprimento do nome dos espaços (internamente, o título dos "nós de conteúdo"). O seguinte espaço:

"SINDICATO DOS TRABALHADORES EM INDÚSTRIAS DA PURIFICAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E EM SERVIÇOS DE ESGOTOS DE NITERÓI - STIPDANIT"

Tem um comprimento maior do que 128. É possível abreviar esse nome?

O script de importação vai "truncar" os nomes em 128 caracteres, ok?

Peço perdão por só ter percebido isso agora.

abraço

#25

OK, estou revisando os pontos das coordenadas e mexo nos nomes também. Há alguma indicação do município onde esses pontos no mar estão ou são pontos no mar em mais de um município? (realmente não sei o que aconteceu para esses pontos cairem no mar) abs,

Suellem

#29

Suellem, olhando vários pontos incorretos no mapa (eu deixei os pontos lá, depois apago tudo de Participação e importo novamente) é principalmente Tersópolis, tem Itaboraí tb, um de Nova Friburgo (em Bauru) e um de São Gonçalo (batendo quase na Austrália).

#24

OK, obrigada novamente. Problemas de digitação aqui no Ibase. abs,

#18

Segue o último arquivo. Cultura. abrs,Suellem

#21

Suellem, boa noite,

ainda não importei o arquivo, mas a inspeção inicial mostra os seguintes problemas:

a. qual direito (cidadania) para: SitioMaterial    direito a cultura    Parque Paleontológico São José de Itaboraí ? Não está no formato correto, não traz a dimensão de cidania. (Somente essa linha).

b. ícone "Feira/Exposição": não é possível ter acentos e caracteres especiais nos nomes dos ícones; nesse caso precisa ser "FeiraExposicao".

c. mais complicado: no campo "situação" há ocorrências de "Ativo", "Inativa" e "Inativo"; esse campo precisa ter o mesmo domínio (valores) que tem em Educação: "Em atividade", "Extinta", "Paralisada", "Paralisada / Extinta".

Pode por favor revisar o arquivo e enviar novamente segundo esses apontamentos?

abraço

#22

Suellem

se vc preferir, pode apenas me dizer o que fazer para os itens (a) e (c) acima, que eu corrijo aqui.

abraço

#27

OK, faltou na tabela. 

a) Cidadania percebida: Direito à cultura

b) FeirasImaterial 

c. corrigi a planilha (os três pontos indicados).

Segue em anexo. abs,

#30

OK, importado (aguardando ícones, alguns faltando, outros em formato inadequado).

#33

André,

Ecaminho o arquivo de Participação com a correção das coordenadas localização correta. 

Abs,

Suellem

#34

OK, importado, sem erros de localização.

Suellem, só p vc saber, corrigi o seguinte:

27 ocorrências de "Casimirio de Abreu"
11 pontos com espaços nas coordenadas

Os seguintes nomes muito longos (o limite são 128 caracteres):

129 "SINDICATO DOS TRABALHADORES EM INDÚSTRIAS DA PURIFICAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E EM SERVIÇOS DE ESGOTOS DE NITERÓI - STIPDANIT"
148 "SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM TECNICOS DUCHISTAS MASSAGISTAS E EMPREGADOS EM HOSPITAIS E CASAS DE SAUDE DE NOVA FRIBURGO NOVA FRIBURGO"

abraço

#35

Boa tarde André,

Segue em anexo os ícones de Direito à Participação remodelados pelo Vítor. Estamos agora só no aguardo dos de cultura.

abs, Suellem

#37

OK, Suellem, atualizado.

#36

Olá Andre!

Em tempo, segue em aenxo os ícones de cultura (esses estão no padrão...fundo trasnparente e em tamanho bom e devidamente nomeados). São os últimos.

abs,

#38

OK, Suellem, atualizado.

Percebo os seguintes problemas:

EscolasEquipamento.png (no arquivo está assim, mas o nome do ícone é EscolaEquipamento.png; posso renomear o ícone)
CineMaterial.png (no arquivo está assim mas os ícones são CineEquipamentoMaterial.png etc.)
Terreiro.png (no arquivo está assim mas os ícones são TerreiroMaterial.png etc.)
OutrosEquipamentos.png (no arquivo está assim mas o ícone é OutrosEquipamento.png; posso renomear o ícone)

#39

Olá André,

Esses foram erros de escrita ou na coluna icone ou na escrita do próprio ícones. Seguem as correções:

EscolaEquipamento.png Renomear o ícone para EscolasEquipamento.png

CulturaEEsporteEquipamento.png Renomear para CulturaEsposteEquipamento.png (os demais ícones de Cultura e Esporte estão com o e...mas na tabela deixamo sem com excessão do 159).

CineMaterial.png (no arquivo está assim mas os ícones são CineEquipamentoMaterial.png ) ---- renomear para CineMaterial.png (também renomeamos errado o CineEquipamentoImaterial.png ...é somente cineImaterial.png

Há um Terreiro (sem o resto do nome do ícone no 303)....o correto é TerreiroImaterial

Em OutrosEquipamentos.png renomear para OutrosEquipamento (que é o correto).

Suellem

#40

OK, Suellem, ajustes realizados.

Com isso, creio que podemos considerar o desenvolvimento e a importação dos dados concluídos, certo? É importante confirmar isso, caracterziando a entrega do último pacote de ajustes.

Após essa entrega, temos como próximos passos: a implantação no ambiente (servidor) do iBase e a oficina de formação. Já não são mais tarefas de desenvolvimento.

abraço

#41

Ok André! Confirmo o desenvolvimento e importação de dados. Seguimos para a implantação e oficina. Gostaria de confirmar com você um e-mail que enviei no final de dezembro e reenviei essa semana. Ele fala sobre essa oficina e sobre os mapas de mobilidade.

abraços,

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.