Pular navegação

Como sistematizar os saberes coletivos?

Ajuda

Como sistematizar os saberes coletivos?

Conforme expliquei no meu blog, a Plataforma Corais se desenvolveu em partes para apoiar os cursos à distância do Instituto Faber-Ludens. Infelizmente, o Instituto não está mais utilizando a plataforma, porém, outros coletivos se basearam na experiência documentada do Faber-Ludens para criar seus cursos, apesar de que não explorem a fundo a proposta de pedagogia de projetos que a gente aplicava.

Os cursos à distância que eu conheço que utilizam a Plataforma Corais são:

Além destes cursos online, houve também os que utilizaram a Plataforma Corais para apoio a cursos presenciais, estes com maior sucesso:

Eles fazem um uso peculiar da economia solidária, cobrando mensalidades em moeda social. O aluno paga a mensalidade prestando serviços a uma comunidade vulnerável.

Os conhecimentos generalizados da Árvore do Conhecimento da Corais são uma referência eventual nesses cursos, apesar dos professores não criarem conteúdo por eles próprios. Eles querem fazer isso, mas ainda não conseguiram sistematizar seu próprio conhecimento. 

Pergunto: o que poderia ajudar as comunidades a organizar o seus saberes?

Está claro que a Árvore do Conhecimento como está hoje ainda não recebe muitas contribuições de novos conhecimentos. Eu vejo que os coletivos começam mas não terminam esse esforço. Existem vários ramos da árvore que se encontram na fase de broto. Por exemplo, o Instituto Ambiente em Movimento criou as Sementes de Conhecimento em formato vídeo, mas elas não foram integradas na àrvore.

Um dado interessante é que somadas todas as visualizações de todos os conhecimentos da Corais o resultado passa de 1 milhão de visualizações. Ou seja, deve ter muita gente utilizando esses Recursos Educacionais Abertos sem a gente saber o contexto. Na Corais estamos desenvolvendo uma ferramenta para montar cursos agregando esses conhecimentos, mas acredito que a maneira solta como eles são disponibilizados seja uma grande vantagem para disseminação. Mas será que essa maneira solta estaria dificultando o compartilhamento de conhecimentos?

Ligação com a Árvore do Conhecimento: 
Árvore do Conhecimento

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.