Pular navegação

Exercício 1 - Pesquisa sobre tomada de decisão coletiva: Metodologias e Ferramentas

Exercício 1 - Pesquisa sobre tomada de decisão coletiva: Metodologias e Ferramentas

timer iconTempo estimado:
4 horas
Tempo registrado:
0 horas (4 h sobrando)

Olá integrantes do módulo de Gestão Colaborativa e Economia Solidária, conforme nosso cronograma o primeiro exercício é referente a pesquisar metodologias/dinâmicas para tomada de decisão coletiva e ferramentas/tecnologias (virtuais ou físicas) que oferecam suporte a estes processos.

Qualquer dúvida podem postar nos comentários abaixo assim como as pesquisas que vocês realizarem.

Bons estudos!

Prazo: 
27/04/2015 - 18:00 - 30/04/2015 - 18:00
Responsáveis: 
fabiola oliveira
Responsáveis: 
Jatobá
Responsáveis: 
Joice Poliana d...
Responsáveis: 
RePeres_

Comentários

#1

Ola ColaborATIV@S,

Caso tenham alguma dúvida sobre nosso primeiro exercício podem comentar aqui para socializarmos as informações nesta roda virtual.

#2

Olá pessoal, pesquisando sobre tomada de decisões, encontrei diversos artigos falando sobre técnicas e tipos de tomada de decisão. A grande maioria falava especificamente sobre empresas e decisões individuais.

Pude perceber que a tomada de decisão em equipe é uma maneira a ser utilizada para superar as barreiras das informações e conhecimentos parciais com a racionalidade necessária para atingir os objetivos do grupo. Já a tomada de decisão individual ou hierarquizada as decisões são motivadas por interesses pessoais ou auto-preservação.

Nesse espaço colocaremos apenas as dúvidas ou já começaremos a falar um pouco sobre o que lemos sobre o assunto?

Acabei baseando minha pesquisa nas tags: tomada de decisão coletiva, coletivismos, inteligência coletiva, sociocracia.

#3

ola Renata,

Muito legal as tags que você está pesquisando. A sociocracia reúne vários metodos e ferramentas interessantes que podem ser aplicados em processos autogestionários.

Sobre a sua dúvida, sim é aqui nos comentários que vocês devem publicar os resultados das pesquisas realizadas sobre este tema.

Podemos na próxima aula reunir as publicações e criarmos um texto colaborativo juntando os diferentes métodos e ferramentas que encontramos.

#4

Ótimo. Vou continuar a pesquisa e publico um resumo geral do que entendi e os links que foram acessados. 

#5

Mto bacana sua proposta Renata.

Além de textos e ferramentas digitais acho válido incluirmos alguns videos sobre o tema

Um que considero muito interessante é o Documentário inglês "US Now" (Nós, agora).

O video apresenta alguns casos interessantes de colaboração na sociedade da informação e apresenta tecnologias que alguns grupos colaborativos adotam em seus processos de gestão coletiva

Caso desejem podem incluir nas pesquisas outros videos interessantes que abordem esta temática (mesmo que não seja um documentário) mas que o video evidencie processos de tomada de decisão coletiva e que possamos analisar alguma(s) metodologias, técnicas e/ou tecnologias para apoiar esta prática.

Estou online no chat da plataforma CORAIS hoje para tirar dúvidas caso precisem. Boas pesquisas!

#6

Apenas pra comunicar que estou de saida daqui a 30 minutos mas como apenas a Renata teve duvidas, quando puderem publiquem aqui o que pesquisaram sobre esta temática. Vcs podem anexar arquivos ou incluir links para conteúdos de outros sites.

Vamos utilizar estes conteúdos no próximo encontro segunda a noite na Concha. Outra sugestão como antecipei no encontro anterior é o capitulo sobre este tema no Livro CORALIZANDO: Um Guia de Colaboração para a Economia Criativa, que utilizaremos como leitura de apoio também em etapas deste módulo