A função da página inicial dos Projetos: convite e resumo?

Estava pensando sobre a página inicial de cada um projetos, especialmente em como explorar melhor os resultados dos projetos quando são concluídos ou chegam em uma fase "estável" de participação/trabalho/colaboração.

Abaixo, um exemplo de página de um projeto (Livro do Desing Livre) finalizado:

A página inicial dos projetos, ao meu ver, funciona para apresentar um CONVITE à participação no projeto, e faz isso propondo mostrar um RESUMO do projeto. Outra função da página inicial, creio, poderia ser de apresentar os RESULTADOS (outcomes) ou produtos do projeto. No caso do projeto do livro do Desing Livre, um indicação explícita e rápida para o download do livro (e do audiolivro), ou da página www.designlivre.org onde está o livro.

Outra ideia, que seria bem mais complicada, seria de rapidamente EXPORTAR o projeto inteiro (de forma legível mesmo fora do Corais, não sei!) ou seus produtos (exemplo, no caso acima, as imagens criadas e liberadas para uso, mas músicas do audiolivro)

Neste sentido, a página inicial dos projetos também poderia dar info de quem são as  e os colaboradores, para facilitar a citação e crédito, por exemplo. Tenho sempre receio que este tipo de formalização (na interface) de etapas do projeto possa engessar os projetos, mas seria interessante pensar em uma página apresentável e útil antes e depois do projeto finalizado. Abç!

Comentários

#1

Acho uma boa otimizar o espaço da apresentação dos projetos. Creio que para as páginas ficarem mais atraentes e etc, precisamos primeiro propagar melhor o como fazer. Acho que poucos projetos tem o foco em apresentar a página de maneira a ficar mais atraente, ficando o foco mais nos pad`s, votações e tarefas.

No meu caso enquanto usuário, posso dar o exemplo de como colocar a imagem no post de blog. Gostei de quando via os posts de blog do projeto CoLabor e perguntei a Fred como fazia. Daí ele me falou e passei a utilizar no projeto do Tear Audiovisual.

Então creio que a gente precise propagar mais o como fazer para deixar as páginas de apresentação mais atraente, com tutoriais em texto ou até em vídeo quando possível.

Creio que pode ficar bem atraente caso façamos assim. Outra coisa que não sei se é viável técnicamente fazer é linkar com o twitter ou site de cada projeto, igual rola hoje em dia com o Twitter da plataforma Corais em geral.

Enfim, vamos coralizando e desenvolvendo...

#2

Gonzatto, eu vou dar essa tarefa como concluída pois essas opções estão disponíveis para o admin do projeto através da customização do painel, como mencionou o Carlos Lunna.

Se a página inicial faz convite ou mostra resultados isso depende do admin configurar. Veja por exemplo como o pessoal do Vocabulário de Participação configurou uma página inicial legal, enfatizando o resultado final do trabalho. Porém isso não ficou assim logo de cara, eles tiveram que reprojetar o painel deles várias vezes.

No caso do projeto do livro Design Livre, você é admin também e pode mudar isso clicando no botão "Modificar Painel".

Sobre fazer um tutorial sobre isso, me deu a ideia de criar um tronco na Árvore do Conhecimento para tutoriais. Quem se dispõe a fazer este sobre o painel?