Pular navegação

Captação de recursos para o Corais

Ajuda

Captação de recursos para o Corais

Desde agosto de 2012, a Plataforma Corais deixou de receber apoio do Instituto Faber-Ludens para seu desenvolvimento. Desde então, eu tenho mantido a plataforma nas minhas horas livres. O desenvolvimento é, portanto, lento e instável. 

Estou consciente de que para a sustentabilidade da plataforma o próximo passo é a disponibilização do código-fonte. Porém, conforme descrevi na tarefa que já se encontra cadastrada aqui no Metadesign, os desafios são grandes eu acredito que não possa dar conta dessa transição sozinho.

Qual não foi a minha satisfação ao ver que a Fundação Avina lançou um edital de aceleração de inovações cívicas que, se entendi bem os termos, contemplaria um projeto como este com recursos financeiros para os servidores necessários, mão-de-obra, elaboração de material de aprendizado, etc.

Fiz uma leitura cuidadosa do edital e relacionei com o que uma distribuição do Corais poderia oferecer. A proposta em si comecei a escrever num texto colaborativo. Em breve devo abrir uma planilha de cronograma e outra de custos. Quem tiver interesse em ajudar, basta editar os documentos. O prazo é 20 de março de 2013.

A Fundação vai selecionar de 15 a 20 projetos, ou seja, se você tiver uma ideia de projeto dentro dos termos do edital, você pode criar um outro projeto aqui no Corais e desenvolver a sua proposta da mesma forma colaborativa, aberta e transparente tal como estamos fazendo aqui.

Comentários

#1

Anexando a proposta de captação de recursos enviada para o edital da Avina, elaborada em parceria com o Instituto Ambiente em Movimento.

#2

Recebemos a resposta da Avina Americas de que o nosso projeto infelizmente não foi selecionado. Não explicaram especificamente o porque, mas deram a dica de como selecionaram em geral. Fatores de eliminação:

• Soluciones basadas en aplicativos ampliamente disponibles (muchos de ellos gratuitamente) como: encuestas, chats, blogs, foros, registro de usuarios, páginas de perfil, redes sociales, repositorio de documentos, formación de grupos, mensajería interna, videos, fotos, etc. 
• Propuestas para creación de plataformas identificas o muy similares a otras ya existentes.
• Proyectos con temáticas no estrechamente alineadas con los programas de Avina y/o Omidyar.

Fatores de seleção:

• Presentación de la propuesta por una organización con capacidad de desarrollar software;
• Profundidad de la especificación del software;
• Propuesta a ser ejecutada en grandes ciudades;
• Balance geográfico: se buscó tener un equilibrio geográfico a través de que no se aprobará más de una propuesta por país.
• Balance temático: no repetir temas (en la presente convocatoria los temas seleccionados fueron: monitoreo de indicadores, acceso a información/datos abiertos, participación ciudadana, monitoreo de presupuesto público)

Bem, é isso. O edital foi uma boa oportunidade para sentar e pensar estrategicamente a Plataforma Corais. Tentaremos desenvolver os itens da proposta mesmo sem os recursos, num ritmo mais lento, contando com a colaboração dos usuários e parceiros.

#3

Pena, não vi a convocação, nem sempre recebo as mensagens, gostaria de ter ajudado. O Cecid, volta e meia abre as inscrições para apoios de projetos é legal ficar atento. (http://www.cecid.org.br/).

abs,

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.