Frankenstein - Dramaturgia
1. Vítor se depara com a morte
Manequins/empregados espalhados pelo espaço.
O cadáver da mãe de Vítor em um caixão. Pessoas de preto. Velas. Choro. Orações. Vitor observa tudo atentamente. Observa cada detalhe do cadáver. Pensa no que, de fato, consiste o sopro de vida. Tem um pensamento: restituir a vida daquele corpo inerte. Sua imaginação não tem limites. Sua fantasia é marcada por uma convicção: deve haver uma maneira de restituir a vida a um corpo inanimado.
Obs: solilóquio de Vitor, falando da mãe morta, expressando esses pensamentos, desejos e fantasias.
2. Tempestade
Vento. Chuva. Neve. Frio. A procura por um abrigo em um lugar estranho. Livros cobertos pela poeira. Teias de aranha. Entre os livros, um volume que trata de ALQUIMIA. Um raio cai. A luz do relâmpago ilumina o lugar estranho. Instrumentos usados pelos alquimistas.
3. Três homens
Vítor carrega o volume sobre ALQUIMIA. Primeiro homem (o pai): "isso é uma grande bobagem". Segundo homem (professor 1): "isso é ridículo, inútil". Terceiro homem (professor 2): "isso tem seu valor, mas a ciência avançou, você precisa se atualizar, percorrer novos caminhos".
4. Despedida
Manequins/empregados espalhados pelo espaço.
Vítor se despede de seus "afetos": pai, namorada, amigo, irmão, empregada (Justine). Com cada um destes, uma despedida particular: amor filial, amor incestuoso, amor "homoafetivo", amor de patrão.
5. Os empregados
Manequins/empregados espalhados pelo espaço.
Vítor observa os empregados de sua casa, os corpos dos homes e mulheres que estão A SERVICO de sua família. Revela (solilóquio) o seu desejo mais profundo; "não apenas restituir a vida ao que está morto, mas construir/reciclar novos corpos, a partir de corpos mortos. Nesse instante, Vítor se transforma em um MONSTRO.
6. A construção do monstro
Corpos dos manequins/empregados mortos, amontontoados. Vítor retira membros diferentes de cada manequim e monta o monstro. Uma tinta vermelha + alteração da luz significando que o manequim/monstro ganhou vida.
7. Assassinatos
Vítor se depara com o corpo do irmão coberto com a mesma tinta vermelha do manequim/monstro. O corpo de Justine na forca, ao fundo.
8. Vítor se depara com o manequim/monstro.
Voz (off) do manequim pede a Vítor que crie para ele uma companhia.
- Faça o Login para adicionar Comentários
- 863 acessos
- Imprimir
Comentários