Projeto do Maquinho e Morro do Palácio
Pessoal,
Aproveito este post para iniciarmos um grande brain storm direcionado para o este projeto que estamos iniciando. Em anexo segue a apresentação com fotos do local.
Postem ideias, links, referências, comentários, sugestões, etc
- Faça o Login para adicionar Comentários
- 2768 acessos
- Imprimir
Comentários
#1
O que eu posso estar falando pode ser besteira @jayamstel porque eu só sei do projeto o que vi nos slides, mas do ponto de vista do urbanismo, vejo essa área como uma fronteira entre uma área residencial, que tem como centro um campo de futebol, e uma área turística que tem como centro o disco voador do Niemeyer. A área circundada no mapa está exatamente na tangente entre esses dois campos de força.
Isso significa ao meu ver que se vocês conseguirem articular essas duas forças, o projeto terá um impulso extra. Fazer algo que atraia não só a comunidade como também os turistas. Por outro lado, existem vários riscos de conflitos nesse encontro.
São meus 2 centavos!
#2
Fala @fred!
Muito interessante esta leitura da tangencial das áreas. Com certeza são duas forças que temos que aproveitá-las. O Maquinho foi construido de costas para a comunidade, embora tenha sido feito para esta, a equipe de lá está super empolgada e querem envolver cada vez mais a comunidade. É um ótimo começo. Ainda temos que levantar o histórico dos projetos que já rolaram lá e coletar algumas opiniões.
De fato vemos como a arquitetura expressa e concretiza muitos da mentalidade de uma época, como desengessar esta estrutura física?
#3
A primeira ação que faremos para começar um contato na comunidade será amanhã, segunda 2/12, com a apresentação da Peça "O Sapo que Lavou o Pé" em uma Creche comunitária que fica bem proximo ao MACquinho e logo depois, um plantio com as crianças em um canteiro da própria creche, que costumavam jogar lixo.
No sábado, 7/12 teremos nossa última ação, deste ano, no Projeto ECOmAGENTE - Grota. Importante realizarmos uma avalição geral desse projeto piloto.
Para próximos ECOmAGENTES, como a sugestão da comunidade do Morro do Palácio (de costas para o MAcquinho), será fundamental um planejamento contando com apoio de recursos.
abs
vini