O filme WarGames, os EUA e relação entre ficção, políticas e leis
Em uma orientação presencial com a Alessandra Luis, pensamos em começar o artigo de pesquisa com alguma referência "clássica" da interrelação entre ficção e legislação (criação de leis) e lembrei do filme de 1983, WarGames (em português "Jogos de Guerra"), que tem a seguinte sinopse:
A young man finds a back door into a military central computer in which reality is confused with game-playing, possibly starting World War III.
Tradução minha: Um jovem encontra uma brecha na central de computadores militares na qual realidade é confundida com brincar com um jogo, possivelmente começando a III Guerra Mundial.
O WarGames é citado no documentário The Internet's Own Boy: The Story of Aaron Swartz (2014) como um caso em que um filme mexeu com o imaginário (ou teria sido apenas... conveniente?) de políticos e opinião pública para criar leis anti-hackers, como o The Computer Fraud and Abuse Act nos EUA, de 1984.
Então fiz uma busca para ver se havia alguma artigo científico ou referência em jornalismo que fizesse referência a este caso, e encontrei o seguinte:
- CNET: From 'WarGames' to Aaron Swartz: How U.S. anti-hacking law went astray texto de 2013 de Declan McCullagh. Trecho: "The 1983 movie "WarGames" led to an anti-hacking law with felony penalties aimed at deterring intrusions into NORAD. Over time, it became broad and vague enough to ensnare the late Aaron Swartz."
- Artigo: Digitized Virtuosity: Video War Games and Post-9/11 Cyber-Deterrence, de Marcus Power (2007), sobre relação entre jogos de guerra e indústria militar
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Comentários
#1
De: http://www.imdb.com/title/tt0086567/trivia?item=tr2065486