Pular navegação

O filme WarGames, os EUA e relação entre ficção, políticas e leis

Ajuda

O filme WarGames, os EUA e relação entre ficção, políticas e leis

Em uma orientação presencial com a Alessandra Luis, pensamos em começar o artigo de pesquisa com alguma referência "clássica" da interrelação entre ficção e legislação (criação de leis) e lembrei do filme de 1983, WarGames (em português "Jogos de Guerra"), que tem a seguinte sinopse:

A young man finds a back door into a military central computer in which reality is confused with game-playing, possibly starting World War III.

Tradução minha: Um jovem encontra uma brecha na central de computadores militares na qual realidade é confundida com brincar com um jogo, possivelmente começando a III Guerra Mundial.

O WarGames é citado no documentário The Internet's Own Boy: The Story of Aaron Swartz (2014) como um caso em que um filme mexeu com o imaginário (ou teria sido apenas... conveniente?) de políticos e opinião pública para criar leis anti-hackers, como o The Computer Fraud and Abuse Act nos EUA, de 1984.

Então fiz uma busca para ver se havia alguma artigo científico ou referência em jornalismo que fizesse referência a este caso, e encontrei o seguinte:

Comentários

#1

This movie inspired congress to create and update the Computer Fraud and Abuse Act of 1984. Representative Dan Glickman (D-Kansas), opened the proceedings by saying: "..are gonna show about four minutes from the movie 'WarGames,' which...outlines the problem fairly clearly." A House committee report solemnly intoned: "'WarGames' showed a realistic representation of the automatic dialing and access capabilities of the personal computer."

De: http://www.imdb.com/title/tt0086567/trivia?item=tr2065486

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.